Flores para Algernon - Daniel Keyes (Resumo e Possível Análise)




"Cena do Filme: Um Amigo para Algernon" 


Resumo 


O Autor inicia a narrativa sobre um questionamento feito por Aristóteles em sua Poética: "É possível escrever uma tragédia sobre uma personagem que já começa o seu relato em uma posição muito desfavorecida?" 

Apesar da narrativa ser em primeira pessoa, esse resumo é em terceira pessoa.

Charly começa sua narrativa descrevendo um pouco sobre ele em forma de relato (epistolar); tal como ele se expressa, "na forma coloquial", com muitos erros de escrita e pronúncia.

O Jovem é um Rapaz, com mais de 30 anos diagnosticado com QI 68, através  de sua Professora Alice Kinian  fora enviado para ser analisado na área de pesquisa da  Universidade.

À dezessete anos,  Charly foi morar com seu Tio Herman, o qual arranjou uma colocação na Padaria  do Sr Donner para o Jovem e  fazia serviços gerais no estabelecimento; após o trabalho, ele ia de livre e espontânea vontade no Instituto Beeckman e recebia aulas juntamente com outros adultos com QI baixo. A todo o momento Charly enfatizada que queria ficar inteligente.

Na área de testes, infelizmente os resultados dele não foram satisfatórios; Quando o Rapaz se deparou com Algernon (um Ratinho branco de laboratório), o qual resolvia problemas facilmente, mas com motivação da comida; Burt o Psicólogo sugeriu a Charly tentar resolver os mesmos problemas, mas Algernon sempre o vencia 

Após muitos testes nadas favoráveis a Charly, resolveram selecioná-lo para uma cirurgia, a mesma a qual fizeram em Algernon,  pois, ele tinha muita vontade de ficar inteligente e se sair melhor na vida; após à autorização da família, Dr Strauss o operou.

A Inteligência foi evoluindo aos poucos, nesse interim, ele venceu Algernon nos problemas e daí por diante, através de exercícios para recuperar sua memória, foi se lembrando desde à infância até fatos de sua vida adulta; a cada relatório, as lembranças foram ficando cada vez mais difíceis, pois as lembranças o deixavam frustrado, pelo fato de como as pessoas o tratavam; em casa com os Pais e Irmã; na escola; no trabalho em todos os lugares, ele pode perceber o quanto era maltrado, de quanto casuaram dele, por ele não ser tão inteligente.

O Jovem dizia em seus relatos, que o Charly de antigamente, antes da cirurgia, era como se fosse um duplo dele, o qual chegava até a incomodá-lo; essas lembranças iam tomando conta de sua mente o deixando revoltado e com o coração duro.

Por estarem sempre juntos Charly e a Professora Alice Kinnian se apaixonaram, mas O Charly "duplo", atrapalhava a relação do casal , Ele não conseguia expressar seus sentimentos a Jovem Professora, pois sempre o outro Charly Gordon estava lá os observando; mas conseguia com Faye, sua  vizinha de apartamento  maluca, com ela Charly/Duplo não aparecia.

Muitos fatos aconteceram rapidamente, Charly e Algernon, deveriam ir ao um congresso, os Doutores  os exposiriam  para demonstrar os resultados da cirurgia em ambos; Mas Charly se revoltou, de repente, por serem tratados como cobaias, nisso, soltou todos os Ratinhos inclusive Algernon. Incrivelmente, Algernon e Charles estavam ligados de alguma forma, e o Jovem rapidamente resgatou Algernon e voltou para sua cidade 

Charly ficou muitos dias sem ir a Universidade, tendo por companhia seu Amigo Algernon, a Ratinha, a Qual Faye trouxe para ser companheira Do Ratinho  e acompanhava a Jovem  nas farras, mas uma certa vez notou que Algernon estava mudado, A Ratinha ao lado dele estava com medo; Algernon não resolvia  mais os problemas por recompensa; mais parecia que Ele resolvia para provar que sabia resolver, e quando não resolvia ficava nervoso, agressivo. Nesse interim, O Ratinho foi levado novamente para o laboratório, e Ele Charly resolveu fazer seus próprios estudos sobre o projeto inicial, o qual, Ele e Algernon fora experimento e sobre muito mais sobre a inteligência artificial; até aqui Charly aprendeu vários idiomas, muitas matérias, as quais seria impossível aprender em pouco tempo.

Mas o que Charly descobriu já estava óbvio para Ele quando Algernon morreu; A inteligência iria se esvair, assim como sua burrice se esvaiu antes da cirurgia; Ele poderia ter o mesmo destino de Algernon, o qual fora enterrado no campus da Universidade por Charly, o qual ficou muito triste com a Perda de Seu Amigo; e sempre colocava flores.

Realmente, com o passar do tempo, Charly foi para a Casa Warren para Pessoas Especiais, mas não se abateu, pediu seu trabalho de volta na Padaria, "pois não gostaria de viver como um inútil" 

Em seu último relatório escreveu:

Ps: "porfavor digam pro professor Nemur não ser tão mau umorado quando as peçoas riem dele e ele vai ter mais amigos.
É fácil ter amigos si você deixa as peçoas rirem de você. vo faze muitos amigos onde vou."

Os: " porfavor si você tive uma oportunidadi colo qui  umas flores no tumulo  Du Algernon nu quintau"...

"O Livro, capa dura" 




Possível Análise

Flores para Algernon, é uma obra do escritor Daniel Keyes, foi publicado pela primeira vez em forma de Conto (1959), como Romance Epistolar (1966) , Flores para Algernon, ganhou os prêmios "Hugo quando Conto", e o prêmio "Nebula, Romance".

Esse fabuloso Romance também foi adotado como leitura obrigatória em diversas Escolas dos Estados Unidos e recebeu muitas adaptações, dentre os quais, uma peça musical da Broadway (Charlie and Algernon), 1978 e produções cinematográficas: "Os dois mundos de Charly ", 1968 o qual rendeu o Oscar para Cliff Robertson, como melhor Ator; o mais atual é a produção : "Um Amigo para Algernon", 2000, dirigido por Jeff Bleckner com Mattew Modine (Charly).

Flores para Algernon é uma história baseada em um Estudante com dificuldades Cognitivas,  com narrativa em primeira pessoa de forma epistolar (relatórios), com tempo psicológico da personagem Charly, após a cirurgia voltava às suas memórias através de "frashbacks".


Parafraseando o Resumo com Comentários 

Traumas Adormecidos  e Vontade de Superação 

Charly um Rapaz de 32 anos, com QI 67, nunca se importou com tudo que acontecia com ele quando adolescente e adulto, pois, de certa forma Ele havia esquecido da infância, a qual fora muito sofrido  e traumático para Ele. No ambiente escolar sofria bullying,  e tinha uma pressão medonha da Mãe para ser um Garoto igual aos outros; sofreu muitos maus tratos da sua genitora, por Ela não entender a situação do filho sobre as dificuldades cognitivas, as quais acometiam o filho; chegando ao ponto de querer interná-lo na Instituição Warren para Retardados;  para a sorte dele, foi morar com o Tio Herman que o livrou de lá,  Charly arranjou um emprego, e de fato, isso estimulou muito a sua auto-estima; o fato dele procurar o Instituto por ele mesmo  para tentar ficar inteligente, mostra que problemas cognitivos não devem ser considerados como distúrbios  de ordem mental, mas algo que se pode estimular mesmo que o QI não aumente.

A Esperança 

Depois que foi selecionado para a cirurgia, e seu QI foi para 200, e foi se lembrando por frashbacks tudo que havia sofrido na vida, gerando uma revolta dentro dele; o tornando arrogante e argumentativo, principalmente com os mais estudados ; talvez seja uma vingança, pelo que Ele sofreu a vida toda como um  Ser Humano com QI 67.

A Inteligência e Excentricidade

Apenas conseguiu uma Mulher depois da cirurgia que o tornava alguém fascinante, e que tinha algum conhecimento para persuadir o Feminino ; "Quando ele compôs uma música no piano  para Faye"; 
Engraçado como são as sensações emocionais, Charly não conseguia se relacionar com Alice sua Professora, a qual sempre gostou dele, mas com a mudança após a cirurgia começou a amá-lo, talvez pela proximidade, ou pela própria inteligência adquirida por Charly. 

A Solidão 

Charly/Algernon: Algernon não foi somente um Rato de Laboratório, fazia parte de Charly, pois os dois tinham as mesmas enzimas que estimulavam a inteligência; os dois foram dois experimentos no início bem sucedido; Charly, com sua inteligência aguçada não aceitou mais ser uma experiência, manipulada, assim como o Ratinho, usava sua inteligência em troca de alimento; Charly se isolou com seu Amigo Rato, para longe do experimento.

A Incerteza e Decadência 

Após todos esses conflitos, Charly percebeu que estava no auge de sua inteligência, mas o Algernon estava se denegrindo; mesmo estando mais inteligente no momento, do que os próprios cientistas à frente da pesquisa, não conseguiu salvar Algernon. Foi uma decepção para Charly, porque além de perder Algernon, talvez Ele mesmo teria o mesmo fim;  mas emocionalmente Charly estava preparado para se despedir do Charly atual e voltar ao antigo Charly.

 A essência 

Ninguém muda ninguém, mas pode-se melhorar o significado de sua essência, antigo Charly com uma experiência inesquecível.

Reflexões sobre o enredo do livro 

O que é ser Inteligente e para que ? Ser Inteligente não denota QI Alto, pois a esperteza muitas vezes é mais eficaz do que a própria inteligência. A esperteza se aguça com muita leitura, mesmo não entendendo muito bem o conteúdo; pois com  o hábito pode-se fazer milagres com o  conhecimento; além disso, o estímulo e uma boa conduta clínica em Pessoas com deficiências, dentre outras, os transtornos Psiquiátricos de um modo geral, podem adquirir autonomia, estudar, trabalhar.

A ciência é a dádiva da inteligência do Homem, mas não pode interferir em tudo nessa vida.

Um coração puro e mente sem maldades, que se comove com  um animalzinho, que para muitos é apenas um animal,  é melhor do que um coração cheio de rancor e uma mente brilhante e algumas vezes perversa.

Bullying e o preconceito são ações, as  quais  sempre terão  no mundo, mas devemos criar argumentos defensivos e preventivos  para conosco e também ao próximo .


Há muito a citar sobre aspectos reflexivos sobre esse Livro, mas Flores para Algernon
foi escrito para todos nós, pois não somos perfeitos. Sempre há algo no enredo, o qual, identifica nós mesmo. Por isso o Julgamento está bem explícito no enredo, julgamos os outros, mas não nos  julgamos. Todos nós somos capazes de fazer algo de bom para nós mesmo e também aos outros, desde um Simplório  Ajudante de Serviços Gerais em uma Padaria,  até um Médico Cientista Renomado. Todos nós temos nossas limitações ou ampliações e dentro delas podemos realizar coisas maravilhosas para nós mesmos e os outros .





Click no link e assista o Filme "Um Amigo para Algernon" , filme de 2000, com o Ator Mattew Modine; idêntico com o livro.





Por Lady Hannah

Fontes : A obra: Flores para Algernon, sites sobre literatura, cinematográficos, artigos Psiquiátricos, Neuro-Ciência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção