quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

INTERTEXTUALIDADE ENTRE O MERCADOR DE VENEZA DE "SHAKESPEARE" ....O AUTO DA COMPADECIDA "ARIANO SUASSUNA."...E O FILME CASA NOVA COM O FALECIDO ATOR HEATHCLIF LEDGER


 MERCADOR DE VENEZA - SHAKESPEARE



Este drama de Shakespeare, composto no final do séc. XVI, trata do desenrolar da vingança de Shylock, usurário judeu, sobre o mercador veneziano, António.
Shylock possuía fortuna adquirida na cobrança de juros de empréstimos de dinheiro, juros que cobrava implacávelmente enquanto António, rico mercador, o emprestava sem ganho de juros o que o irritava bastante a ponto de jurar vingança.
A oportunidade surgiu quando António quis ajudar o seu amigo Bassâncio, um nobre arruinado, a deslocar-se a uma cidade próxima de Veneza para se declarar a Pórcia, por quem se tinha apaixonado e com quem pretendia casar necessitando para isso de dinheiro.
António prontificou-se a dar o dinheiro a Bassâncio nem que o tivesse que pedir emprestado a Shylock pois estava nessa altura prestes a chegar a Veneza um seu carregamento de mercadorias que valia tanto ou mais que o dinheiro necessário.
António pediu o empréstimo a Shylock que para grande surpresa sua negou a garantia dos bens prestes a aportar, exigindo antes uma estranha condição: caso findo o prazo, António não pagasse o devido, Shylock teria o direito a cortar uma libra de carne, ficando ao seu critéro escolher de que parte do corpo de António a retiraria.
Apesar da firme oposição de Bassâncio a este negócio, António assinou o documento que lavrou este trato.
Entretanto Bassâncio casa-se com Pórcia, de Belmonte, e o seu aio com a aia de Pórcia quando lhe chega a notícia de que os barcos esperados por António se tinham afundado. Bassâncio parte de Belmonte para Veneza a ajudar o seu amigo não sem antes receber de Pórcia um anel assim como o seu aio um anel também de sua mulher, aia de Pórcia.
Pórcia, inquieta com a partida do marido e a sorte de António, trama um plano para salvar António da morte: contacta um seu parente, juiz em Veneza que a põe a par do processo e a nomeia juiz e à sua aia, ajudante, no processo contra António.
Devidamente disfarçadas com barbas e vestidas conforme, as duas mulheres apresentam-se no tribunal presidido pelo duque de Veneza no julgamento do processo de Shylock contra António. E aí, Pórcia argumenta brilhantemente que o contrato em questão não firmava qualquer acordo para o derramamento de sangue o que tornava impossível o pretendido corte de 1 libra de carne.
O tribunal dá como impossível o cumprimento do estranho contrato e condena Shylock a doar metade dos seus bens a Veneza e a outra metade à sua filha que se tinha casado contra a vontade do pai.
Felicíssimos com o desenlace do julgamento, António e Bassâncio insistem em recompensar o juiz e ajudante que negam veementemente qualquer oferta, a não ser...os anéis que usavam Bassâncio e seu aio, que acabam por oferecê-los após grande recusa e hesitação.
Bassâncio e seu aio regressam a casa, em Belmonte, onde ao se encontrarem com as respectivas mulheres, estas se revelam afinal como o juiz e ajudante pois usavam os anéis que estes lhes tinham oferecido por duas vezes.






O AUTO DA COMPADECIDA - ARIANO SUASSUNA







A história descreve as aventuras de Chicó e de seu amigo João Grilo.
Chicó trabalha com o padeiro e sua mulher Dora que está preocupada com que adoece. Sua dona manda chamar o padre para benzê-la.
O padre está irredutível. Diz que não benze a cachorra . A cachorra morre e o casal exige que seja feito um enterro em latim. João Grilo fala ao padre que a cachorra deixou um testamento, com 3 contos de réis para as obras da igreja. O padre faz o enterro.
Quando o bispo descobre, Grilo fala que a morta deixou também, 6 contos de réis para a arquidiocese e este aceita o dinheiro e concorda com o clérigo.
Grilo pede emprego ao Major e consegue o trabalho, acertando três charadas que lhe são feitas. O patrão pede que vá buscar sua filha que acaba de chegar de viagem.
O cangaceiro Severino e seu bando reúnem-se para atacar a cidade.
Rosinha, a recém chegada, desperta o interesse dos homens da cidade. Assim que sai da igreja com a benção do bispo, encontra Chicó e se interessa por ele. Seu pai, porém, pretende que ela volte a Recife casada e receberá um dote. Grilo arma um planopara ficar com o dinheiro.
O plano consiste num duelo entre Vicentão e o Cabo 70, ambos interessados por Rosinha e liberar o caminho para Chicó casar-se com a moça. Grilo marca um duelo entre Vicentão e o Cabo e quando Chicó aparece, um foge do outro, dando a impressão de Chicó venceu o duelo e os outros fugiram com medo dele. Rosinha aceita casar-se com ele.
Chicó e Grilo visitam o major. Grilo diz que o amigo é doutor, advogado e tem muitas fazendas, uma em Serra Talhada. O major pergunta se ele pretende casar e Rosinha é chamada e diz que gosta de outro. Ao ver Chicó, diz que se casa na próxima semana . Grilo espertamente propõe uma reforma na igreja para a celebração do casamento. Mas como o doutor está sem dinheiro, seu futuro sogro oferece a quantia como empréstimo, pedindo como garantia a fazenda de Serra Talhada. Grilo diz que não precisa; o noivo é homem de palavra e que se ele não pagar em uma semana, o coronel pode arrancar-lhe uma tira de couro das costas. O dinheiro é dado à igreja e dividido entre o padre e o bispo, que fica com a maior parte.
João Grilo tem então a idéia que salvará seu amigo : uma bexiga de sangue será colocada por baixo de sua camisa e sua morte será forjada. Rosinha fingirá tristeza e encontrará com Chicó para fugirem. O assassino será João Grilo, que se vestirá de cangaceiro para enganar a todos. Assim, Chicó entra na padaria de fingindo valentia. Mas, um grande tiroteio acontece na cidade; cangaceiros, liderados por Severino, estão atacando a população. Chicó, não percebe o equívoco e entra na igreja pensando tratar-se de João Grilo. Severino, já roubou a padaria, tirou o dinheiro da igreja e se prepara para matar a todos. Grilo, que entra na igreja, é também jurado de morte e Severino dá a ordem de execução.
Severino resolve matar pessoalmente Chicó e João Grilo. Grilo oferece ao cangaceiro uma gaita que tem o poder de ressuscitar os mortos e a troca por sua vida e de Chicó.
Severino é morto e quando a gaita não tem efeito nenhum, o comparsa do cangaceiro mata João Grilo. Chicó chora e retira o dinheiro que está em seu bolso, que havia pego de Severino.
As pessoas que estão mortas encontram-se para esperar seu destino.
O Diabo aparece mas João Griloapela para Cristo, esperando que este o salve. O Cristo apresentado é negro e destrói o preconceito de todos. Os personagens são julgados e como estão preste s a seguir para o inferno, João, mais uma vez apela: chama Nossa Senhora, a Compadecida.
O padeiro e sua mulher são absolvidos por terem perdoado um ao outro na hora final; o padre o e o bispo, têm o mesmo benefício, porque abençoaram o carrasco Os quatro vão para o purgatório. Severino se livra através de Jesus, que lembra que este é incapaz de pensar nos seus atos, pois viu seus pais morrerem aos oito anos de idade.
Nossa Senhora, pede uma chance a Grilo. Jesus consente e ele volta da morte.
Pregando uma peçaem Chicó, Grilo finge-se de morto. Depois, acorda, assustando o outro e pergunta do dinheiro. Chicó diz que prometeu o dinheiro a nossa Senhora, caso João Grilo se salvasse. Este, bravo, concorda em pagar a promessa.
Contando com a coragem de Chicó, Rosinha pede para marcar o casamento. Depois da cerimônia, a porca é quebrada, mas o dinheiro, velho e fora de circulação não poderá saldar a dívida.
O Major é impedido de tirar o couro de Chicó, pela astúcia de Rosinha e de João Grilo, que alegam que no contrato não há a palavra sangue . O pai manda a filha embora e a deserda.
No final, os três amigos voltam para a estrada, conversando sobre riqueza e a pobreza ; encontram com um mendigo, ;Cristo disfarçado, que pede a única comida que eles têm. Dividindo o pedaço de bolo com ele, João Grilo fala que nunca viu um Jesus negro e Chicó, se lembra de uma história... Um seu amigo uma vez morreu e foi para o céu...

 





CASANOVA O FILME


SINOPSE

Pela 1ª vez em sua vida, Casanova (Heath Ledger) encontra uma mulher à sua semelhança. A bela veneziana Francesca Bruni (Sienna Miller) acaba de fazer algo que Casanova acreditava ser impossível de acontecer: rejeitá-lo. Usando os mais diversos disfarces e estratégias, ele aos poucos se aproxima de Francesca. Na tentativa de conquistá-la, ele coloca em jogo sua reputação e até mesmo sua vida...














INTERTEXTUALIDADE ENTRE AS OBRAS


"AS TRÊS OBRAS POSSUEM A MULHER EM EVIDÊNCIA ....COM CARACTERÍSTICAS DE MULHERES FORTES ...SONHADORAS ....E ASTUTAS..E TODAS ELAS TRAMAM COM INTELIGÊNCIA PARA SALVAR SEUS AMADOS..HÁ TAMBÉM TRAÇOS DA EMANCIPAÇÃO DA MULHER    VIVIDAS POR PERSONAGENS EXTERNAS..!!!!!! RELIGIOSIDADE É FATO TANTO EM O MERCADOR DE VENEZA..QUANTO E ..O AUTO DA COMPADECIDA ...E CASANOVA...CADA QUAL COM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS... !!!! O PRIMEIRO RESSALTA A RELIGIÃO JUDAÍCA..E A REFLEXÃO DE UM POVO..O SEGUNDO A CATÓLICA E A FÉ  DOS HUMILDES MIXEGÊNADA COM A GANÂNCIA DA IGREJA...E A TERCEIRA...ENFATIZA UMA ÉPOCA QUE O CATOLICISMO ESTAVA PERDENDO O O PODER ....PARA RECONQUISTÁ-LO ...PUNIÇÃO AOS HEREGES QUE DESRESPEITAVAM OS DOGMAS CRISTÃOS....EVIDÊNCIANDO A PERSONAGEM "CASANOVA" O MAIOR CONQUISTADOR DE MULHERES ..QUE NÃO RESPEITAVA NEM O CONVENTO...E COLOCA TAMBÉM A LUXURIA DOS MEMBROS DA IGREJA...!!!



ANALISANDO AS PERSONAGENS FEMININAS..PRINCIPAIS  NAS TRÊS OBRAS:





PÓRCIA: HERDEIRA DE UMA GRANDE FORTUNA...CHEIA DE PRETENDENTES ..MAS ENTREGOU SEU CORAÇÃO A ANTÕNIO...PARA SALVAR O AMIGO DO AMADO DELA...DE PERDER UMA LIBRA DE CARNE DO CORPO DELE ....SE TRASVESTI DE PROMOTOR ...E COM ASTÚCIA E INTELIGÊNCIA O SALVA ...DE PERDER AS CARNES..






ROSINHA: PERSONAGEM FORTE ...MUITO ASTUTA ...QUE CONSEGUE CONVENCER O PAI ...A AUTORIZAR O NAMORO DELA COM CHICÓ ...QUE ERA POBRE E NÃO TINHA NADA DE DOUTOR...APÓS O CASAMENTO ....GANHOU A PORCA RECHEADA DE MOEDAS COMO DOTE  ....MAS AS MOEDAS PERDERAM O VALOR ...FAZENDO COM QUE O PAI DELA CUMPRISSE O CONTRATO QUE HAVIA FEITO A CHICÓ  POR UM DINHEIRO EMPRESTADO..SE O MESMO NÃO PAGASSE A DÍVIDA ..ARRANCARIA UM PEDAÇO DO COURO DO CABRA ....AS ROSINHA COM SUA ASTÚCIA ...O LIVROU ...DIZENDO QUE NO CONTRATO NÃO DIZIA EM DERRAMAR SANGUE ...SALVANDO ASSIM SEU AMADO ....(ESSA CENA FOI PARODIADA DO MERCADOR DE VENEZA DE SHAKESPEARE) ...INTRODUZIDA POR PÓRCIA....







FRANCESCA BRUNI: MULHER FORTE ...INTELIGÊNTE ...ERA CONTRA A PROMISCUIDADE...TRANSVESTIA-SE DE HOMEM PARA ESCREVER LIVROS COM O PSEUDÔNIMO DE "GUARDI" ...FREQÜENTAVA UNIVERSIDADES ...(VESTIDO DE HOMEM) POIS A SOCIEDADE DA ÉPOCA NÃO ACEITAVA MULHERES NO RECINTO ..CONHECEU CASANOVA ....QUE ERA TUDO QUE ELA MAIS REPUDIAVA ...MAS APAIXONA-SE POR ELE ...TRANSVESTIDO DE ADVOGADO ..VAI AO ENCALÇO DE SEU AMADO E CONDENA A SI MESMO A PRISÃO JUNTO COM CASANOVA (ESSA CENA É MUITO PARECIDA COM O MERCADOR DE VENEZA DE SHAKESPEARE...."AMBAS AS PERSONAGENS TRANSVESTIDAS DE ADVOGADOS"...NO FINAL DA TRAMA ELA ESCREVE AS PEÇAS DO SOGRO ....




"ESSA POSTAGEM É EM HOMENAGEM AO GRANDE ATOR HEATHCLIF  LEDGER.....FALECIDO EM 2008....!!!"





Um comentário: