Anunciação - Alceu Valença (Análise da Canção)



Alceu Paiva Valença é um cantor, compositor, instrumentista e advogado Brasileiro. Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do agreste com o sertão em 01/07/1946. Seu primeiro disco de estreia "Estrela" foi gravado com parceria de Geraldo Azevedo, "Anunciação", pertence ao álbum "Anjo Avesso" de 1983.


Alceu Paiva Valença é um cantor, compositor, instrumentista e advogado Brasileiro. Nasceu no interior de Pernambuco, nos limites do agreste com o sertão em 01/07/1946. Seu primeiro disco de estreia "Estrela" foi gravado com parceria de Geraldo Azevedo, "Anunciação", pertence ao álbum "Anjo Avesso" de 1983.


Anunciação Letra


Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!

A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de Domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!
Ah! ah! ah! ah! ah! ah!

Essa Poesia simples e muito bonita  tem vários significados possíveis, todo Poeta ou Poetiza tem o dom de expressar através de um  texto poético suas emoções e pensamentos capazes de aguçar o interesse implícito de cada pessoa a buscar explicações e sentido para o mesmo e assim intensificar uma indentificação pariforme com o Autor.

Possíveis significações de "Anunciação".

Religioso



Anunciação, o título da música pode se referir  ao anjo Gabriel enviado por Deus à Virgem Maria para dar a notícia que ela iria conceber um filho através do Espírito Santo, "Jesus", ou que Ele voltaria em um Cavalo, " Vi os céus abertos e diante de mim um cavalo branco, cujo cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro. Ele julga e guerreia com justiça. Seus olhos são como chamas de fogo, e em sua cabeça há muitas coroas....(Apocalipse 19:11-16) e o dia de domingo, o qual é citado na Poesia  é auspicioso na religião católica.

Veja: 

"A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de Domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais"

(...)
"Vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal"

Amoroso



Da expectativa do Ser Amado que está longe e está voltando como nas novelas de Cavalaria: Um Cavaleiro ou uma Lady "N'um Cavalo", o qual as brumas revelam pouco a pouco, ou é um devaneio de um amor que se deseja.

Veja:

Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo
Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal

Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais

Fim da Ditadura Militar



Como a música foi escrita em 1983, e já estavam cogitando o fim da Ditadura Militar, parece uma Anunciação à "Liberdade"

Explicação de Alceu Valença:

"Essa música nasceu de forma super espontânea. Eu estava em casa e comecei a tocar a flauta transversa. Saí pra rua e fiz a letra se referindo a tudo que eu vi naquele dia..." 


Clip da Música


Por Lady Hannah
Fontes: sites biográficos, sites religiosos, letra da música 
















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção