Ladyhawke "O feitiço de Áquila"




Ladyhawke "O feitiço de Áquila"


Produção Cinematográfica com Direção: Richard Donner, 1985 .
Principais atores: Rutger Hauer "Capitão Etienne Navarre", Michelle Pfeiffer "Isabeau D'Anjou", Mattew Broderick "Phellipe, o Rato", John Wood "Bispo", Leo Mckern "Frei Imperiux" 


Resumo 


Na época da idade média em uma cidade de nome Áquila, pertencente à Europa governada por um bispo Ruim e inescrupuloso,  apaixonou-se por uma bela jovem "Isabeau", mas o coração da Lady já tinha dono o Capitão  da guarda especial do Bispo "Etienne Navarre". O Bispo quando soube do amor dos dois, pelo frei "Imperiux"por vingança  se aliou às forças do mal, e isso fez com que os jovens apaixonados ficassem juntos e ao mesmo tempo separados ; trata-se de uma magia maligna, a qual Isabeau seria um lindo falcão durante o dia e a noite ela se transformaria na jovem lady, O Capitão da guarda durante o dia seria humano e ao cair da noite se transformaria em um grande lobo negro, assim seria pelo restos da vida deles, enquanto houvesse dia e noite.
Ficaram dessa forma por algum tempo,  Navarre protegia Lady Falcão enquanto humano, e Isabeau era protegida por seu amado, O Cavaleiro lobo enquanto humana;  tinham apenas poucos minutos durante o raiar do Sol, para contemplar um ao outro na forma humana. Certo dia, encontraram  um rapaz, "Phellipe" mais conhecido como "Rato", um simplório mas astuto ladrão, o qual,  conseguiu fugir da prisão do castelo do Bispo, em um confronto entre Navarre e os Cavaleiros da Igreja, pois Navarre tinha intenção de invadir o reino do Bispo matá-lo, nessa jornada,  o pobre pássaro foi atingido com uma flecha e o Jovem Cavaleiro entregou sua amada  Lady Falcão para O jovem encontrar o  Velho Frade que os traiu um dia, para cuidar da Jovem.
Phellipe chegou à um pequeno Fort, o qual  o Frade habitava, mostrou a ave em agonia,  o Religioso cuidou  da moça e contou ao Rapaz a estória dos dois apaixonados e sobre sua traição. A essa altura os cavaleiros do bispo alcançaram o Fort do Frade, apesar de algumas armadilhas que haviam no Fort conseguiram adentrar no local, estavam procurando por Navarre ou Lady Falcão, como estava amanhecendo a Lady saiu voando para depois de tudo que sabia Phellipe "O Rato"  ganhou  a confiança do Capitão da Guarda e o Rapaz começou a acompanhar o casal. O frade que por intervenção divina descobriu um modo de quebrar o feitiço do Bispo;  haveria um eclipse, portanto um dia sem noite e uma noite sem dia, o casal defronte ao bispo diante desse eclipse, os libertaria daquela condenação, mas Navarre não acreditou, então mesmo assim o Frade os acompanhou de longe.


Nesse ínterim, o bispo foi avisado do que acontecera, e contratou um caçador de Lobos para matar Navarre, "o Lobo que ela amava". Quando caiu a noite, o caçador foi a procura de sua caça, e enquanto isso Isabeau e O jovem Phillipe, se divertiram um pouco em meio àquela situação de medo e incerteza,  mas de repente eles se deparam com o caçador e já havia abatido alguns lobos, desolada pois poderia ser o Capitão da Guarda Lobo, seu grande amor. Mas  A Jovem e Phillipe conseguem escapar do sanguinário caçador que foi morto por uma de suas armadilhas, e todos seguiram  para Áquila, o intuito de Navarre era matar o Bispo de qualquer maneira, pois ele não acreditava na estória de  neutralizar aquele feitiço sugerido pelo Frade. Assim que chegaram, Navarre  confiou  ao Religioso  Lady Falcão, se ele nao sobrevivesse ao encontro com o bispo que a matasse, pois ele não queria condenar sua amada a uma meia vida.
O Chefe da guarda entrou na igreja, com a ajuda de Phillipe, lutou bravamente contra os cavaleiros do bispo, ao chegar perto do próprio bispo viu o eclipse,  enquanto isso  sua amada adentrou  pela porta da igreja trazida pelo Frei, a maldição havia sido quebrada, o bispo desesperado tentou golpeá-lo, morrendo pelas mãos de Navarre. E os dois amantes puderam viver felizes  e juntos, mas dessa vez como humanos para sempre.



 Breve análise

O filme "Ladyhawke"  é baseado na obra de Joan D. Vinge com o mesmo título,  em Português "O feitiço de Áquila",  publicado em 1985 e filme do mesmo ano.
Trata-se de uma novela de Cavalaria Romântica e Mística, retratando a idade média, a qual a igreja tinha muito  poder na sociedade, a ordem dos cavaleiros defendiam com a vida a religião cristã e dogmas, Seu Rei,  e era dever do Cavaleiro proteger as Mulheres e simplórios; assim era   "Navarre" , Chefe da Guarda especial do Bispo",  evidência, dessa forma, o clero no patamar maior da hierarquia direta e indiretamente, imagina alguém da igreja como rei, o poder seria  redobrado,  e assim aconteceu na estória de "Ladyhawke" , era comum naquela época acontecerem dos religiosos tal como a personagem  do Bispo que não tinha nada de religioso e sem escrúpulos, o qual se  tornou Rei de Áquila";  burlarem o ceribato e manterem contra a vontade ou concensual relacionamentos amorosos escondidos, sendo que, hoje em dia isso também acontece, pois o ser humano é fálil e muda suas concepções, mas não são todos, a grande maioria é firme nos seus ideias de vida.
As mulheres da era Medieval, eram submissas em uma sociedade Patriarcal, aonde suas vidas eram decididas pelos pai, no caso de "Isabeau", o pai  duque morrera, e ela foi morar com uma prima, assediada pelo Bispo, o qual caiu de amores por ela, nesse sentido, se ela tivesse aceitado, seria possivelmente  uma amante do Religioso, pois esse com certeza não deixaria o poder, coisa, que é da natureza humana, outrossim, poucos são capazes disso. Isabeau ao se apaixonar pelo chefe da Guarda  e ele por ela, os condenou os dois a viverem aquele martírio místico . A mulher como culpada dos desalentos humanos, como sempre nessas estorias, as quais possuem triângulo amoroso, percebe-se a culpa do Feminino, é uma mistificação que sempre haverá em torno da Mulher, talvez porque o sexo feminino transmita uma fortaleza e beleza  em todos os sentidos, nesse estória o Bispo fez um pacto com o diabo para realizar uma vingança aos dois apaixonados. 
O Frei que traiu o casal contando ao Bispo o amor dos dois,  reflete o  pecado do alcoolismo, se não estivesse bêbado, talvez nunca tivesse contado, mas por outro lado, o arrependimento, e a vontade de "consertar as coisas", o fez ficar mais perto de Deus, sendo assim, perdoado e recebendo o dom divino de neutralizar a maldição dos jovens amantes.
Phillipe, o "Rato", o qual sempre pedia perdão a Deus, pelos seus atos errados, conseguiu fugir da Prisão de segurança máxima do Bispo, na verdade foi o único que conseguiu fugir de lá", talvez pela vontade de Deus, se depara com o casal, o ajuda, tanto a Lady Falcão, quanto O Cavaleiro Lobo, e podemos afirmar que ele e o frade são pessoas que pecaram, mas sempre com arrependimentos, os quais Deus sempre quer resgatar.

Aspectos Místicos na obra e filme 

 Isabeau  seria um belo falcão durante o dia, retornando à sua forma humana à noite. Etienne, por sua vez, permaneceria humano durante o dia, se tornando todas as noites um  lobo. Apenas no exato momento do nascer do Sol os dois poderiam ter por instantes o vislumbre do que outrora foram. Etienne cavalga em seu garanhão negro Golias pelos campos da Europa com o falcão ao braço,  e à noite, na forma de lobo, seguia sua bela amada humana. A escolha dos animais não foram  por acaso, pois o Falcão simboliza em sua  Beleza,  o Sol, e poderia voar de dia se houvesse algum perigo enfrentado por seu amado;  o Lobo negro, animal astuto,  simboliza a Lua, o dever do homem é proteger sua amada e assim Navarre poderia proteger sua amada durante a noite,  ambos os animais são monogâmicos, ou seja, vivem com o mesmo parceiro a vida toda, isso serve para intensificar ainda mais a estória que o verdadeiro amor, deixou uma "brecha " no feitiço.


Acredita-se que um eclipse lunar, ou solar  tem efeito na or­dem natural das coisas. Alguns po­vos antigos acreditavam que o pró­prio ato de ocultar-se no céu era sinônimo de angústia, mas tam­bém curiosidade. Portanto, desde esse período o significado primor­dial do eclipse é a incerteza, o sus­pense e o obscuro. Alguns esoté­ricos e místicos também afirmam que existem influências que cer­cam esse acontecimento da natu­reza, por juntar dois elementos es­senciais da Astrologia: o sol e a lua. Essa tensão entre luz e escuridão é o que provoca situações críticas no interior das pessoas, que supos­tamente agravam problemas de relacionamento, emocionais e de equilíbrio, mas no caso do filme, o eclipse "o sol e a lua" juntos em um eclipse pode acabar com a maldição imposta pelo Bispo, pois enquanto houvesse dia e noite a maldição perduraria.

Uma estória de amor muito envolvente que   mesmo os que não são tão sensíveis se emocionam, além de tantos itens a observar no enredo.


Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, filmes, site de busca esotéricos e cinematográficos 

Comentários

  1. Genial sua explicação, vou assistir o filme novamente, bjus !

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção