Baahubali O Ínicio e Conclusão - Resumo






Baahubali é um filme Indiano composto de duas partes "Baahubali, o início e Conclusão", 2015 e 2017, premiadíssimo, inclusive de melhor Diretor para Rajamsuli
Escrito por: KV Vijayendra Prasad

Da Estória

Na India antiga, no reino de Mahesmatti, dois irmãos disputaram o Reino, o irmão mais novo assumiu e ambos casaram e tiveram herdeiros, Bhallaladeva " Rana Daggubati era pouco menos de um ou dois meses mais velho que Baahubali "Prabhas", o qual o pai desaparecera e a  mãe morrera   no parto, então a sua Tia "Sivagami" o tomou como filho, portanto os dois Príncipes cresceram juntos, tiveram a mesma educação e instrução; tornaram-se Jovens muito fortes, e aptos à sucessão do Trono.
Desde de muito pequeno, Baahubali destacou-se em bondade, amor ao povo, humildade e sabedoria, enquanto Bhallaladeva Tornou-se um homem, o qual a soberba e a ganância prevalecia. O tempo foi passando e a sucessão deveria ser feita,  a escolha de um dos Príncipes seria acerca de um combate contra um povo muito violento e ruim. Quem regia o reino de Mahesmatti era A Rainha Mãe "Sivagami", apoiada por ministros, pois seu Marido não tinha a capacidade necessária para reger o Reino. A batalha foi sangrenta,  com uma estratégia de guerra bem elaborada, mas mesmo assim, muitos mortos do lado de Sivagami e seu povo, cada Príncipe ficou com um lado das tropas, Baahu pensava em salvar mais pessoas do seu povo do que Aniquilar o inimigo, enquanto Bhallaladeva  em acabar com o inimigo custe o que custar até mesmo seu próprio povo.



Mahesmatti saiu vitorioso, e Bhallaladeva trouxe o líder do povo inimigo morto, "pois era isso que definiria a escolha do Príncipe vencedor, mas Sivagami muito sábia escolheu Baahubali pelo cuidado o qual teve com o povo e para desespero de Bijjaladeva "Nasser", o pai de Bhallaladeva.
Baahubali foi coroado Rei de Mahesmatti, e o Primo General da Guarda.
Após algum tempo reinando com sabedoria e amor ao seu povo ele resolve procurar o amor de sua vida e encontra uma Princesa de um reino distante, a bela e hábil arqueira Devasena "Anushka Shetty", mas por ironia do destino, A foto de Devasena fora apresentada ao Principe mais velho, que a desejou desde que a viu, então Sivagami, não querendo decepcionar o filho enviou o pedido de casamento com muitos presentes à Princesa que recusou o pedido; nesse ínterim, ladrões tentaram usurpar o reino da Princesa, a qual fora salvo por Baahubali e Kattappa "Sathyaraj" fiel à Rainha Mãe e ao Reino. 


A essa altura, os dois apaixonados não poderiam mais ficar longe um do outro, e seguiram para Mahesmatti; A Rainha mãe não aprovou o relacionamento dos dois, pela promessa feita ao seu filho Bhallaladeva de tornar Devasena sua esposa. E Baahubali teve que escolher entre o reino ou o amor; Ele escolheu o amor, e assim foram banidos do reino para viver entre o povo.
Junto com sua gente, O jovem Príncipe banido e sua esposa se misturaram com o povo, vivendo uma vida simples mas feliz em poder aliviar o sofrimento daquelas pessoas com meios de sua inteligência e destreza.


Bhallaladeva, tinha inveja do Primo mesmo  naquela situação de subversão do qual Baahubali se encontrava e junto com seu pai Maquiavélico conspiraram contra Jovem perante a Rainha Mãe, e sem saída ela decretou a morte do Príncipe banido, quem fora inculbido do feito foi Kattappa.
Numa emboscada, Baahubali fora morto pela pessoa que o amava muito; Bhallaladeva, foi conferir  a morte do Primo , nisso, ele confessa a conspiração para Kattappa, indignado,  morto por dentro, foi até Sivagami e conta toda a verdade a ela. Realmente ela não teve escolha, devido a gravidade dos argumentos da  conspiração, mas quando viu o filho recém nascido de Baahubali, decidiu proteger a criança, enquanto a mãe  Devasena foi enclausurada por Bhallaladeva, desolada não sabia se a criança se salvaria ou não, A vó mesmo ferida pelo próprio filho lutou muito para salvar o neto, até que um casal salvou a criança de morrer afogada o chamaram de Shivudu, que cresceu tal como o pai, e chegou um tempo que ele decidiu procurar por suas origens, foi nesse tempo que Kattappa assim que o viu e devido a semelhança com Baahubali  lhe contou toda a  estória da sua origem, dos feitos de seu Pai, da conspiração e Sua mãe  acorrentada para o Bel prazer de seu Tio.
Shivudu com toda a força de Shiva, resgatou sua mãe, orientou o povo para a batalha, com a astúcia de seu pai, a sabedoria e determinação de sua mãe foi tomar o reino do usurpador Bhallaladeva; Foi uma batalha em que a astúcia venceu a quantidade. Entre Tio e Sobrinho a luta foi práticamente guiado por Deuses,  e venceu a emoção, a benevolência, a humildade "Mahendra Baahubali".




Possível Análise

Essa estória é uma Epopéia, "O Herói luta pelo bem em comum" a qual  possue muito a comentar, começando pelas Personagens femininas "Sivagami" que se tornou Rainha por sua Sapiência, e Devasena a Princesa Arqueira, guerreira  e determinada, como é um filme Indiano, uma terra patriarcal, ressaltou a valorização da mulher acerca dessas personagens Principais e outras secundárias  em alto patamar em um  ciclo Matriarcal, que enfatiza metaforicamente A Mulher também como a terra, a mãe de um povo e defensoras de seus filhos.


Sobre O jovens Príncipes, ambos possuíam uma força descomunal, guiados realmente por Deuses ou um Deus em especial "Shiva", o qual possue o lado bom "Baahubali" e mal "Bhallaladeva". A maneira como lutam é semelhante à super heróis tal como Thor, na cena, a qual Baahubali pega um grande martelo para efetuar  uma ação na batalha, o qual o referido martelo teve uma missão importante; no conjunto, essa Epopéia é muito parecida com as ações do filme "300 de esparta", ressaltando o povo de Mahesmatti como os espartanos, Baahubali como Leonidas e ressaltando o povo inimigo como os Persas, com o líder sendo carregado pelos suditos, tal como o temido  Rei Xerxes "; os efeitos especiais ultrapassam os de Hollywood, realmente espetaculares, 
com  cenas que mais parecem de filme de Mitologia grega, sem citar nas danças, as quais são de "Praxes" nos filmes Indianos.
O triângulo amoroso e tragédia  Shakeasperiana também é possível observar  " dois primos irmãos e uma Lady", inveja, amor não correspondido; continuando com semelhanças com as tragédias de Shakeaspere, cito   
 "Macbeth quando ascende  ao trono, ele é consumido por sua culpa e se torna suspeito e tirânico. Ele contrata assassinos para matar Banquo e seu filho Fleance para evitar que sua lucratividade produza uma linha de retorno se torne realidade. Banquo é assassinado, mas Fleance escapa, muito parecido com a estória do Príncipe Usurpador que conspira    para matar Primo e Sobrinho"....
Os ensinamentos que essa estória transmite, não deveria deixar de citar, pois são muito relevantes: "Respeito e Devoção aos pais" cena a qual Baahubali lembra-se da ordem de sua mãe, trazer o líder do inimigo vivo"; Humildade, ações que o Jovem Principe, mesmo sendo da realeza deseja comer com os humildes; Baahubali banido mas feliz e dividindo o  pouco que tem com o povo e vice versa; O amor acima de poder e bens materiais. Respeito e proteção às Mulheres.


A inveja, a siberda e a ganância são as três ações humanas  que trazem tragédias, infortúnios e infelicidade; há muitos outras ensinamentos, que devemos assistir o longa para refletir melhor.

Frases das personagens

"Eu estando vivo, pareço morto, Ele estando morto parece vivo na mente do Povo". 

"Kattappa"

"Qual efeito que tem, falar  com  sabedoria para ouvidos surdo"..

"Sivagami"

"Para que sacrificar um animal inocente, se eu posso oferecer meu sangue"...

"Baahubali"

"É um insulto a minha pessoa, pensar que pode me convencer a casar por causa de todos esses presentes valiosos"...

"Devasena"

"Um Rei protege seu povo, um Soldado vence a guerra"...

"Sivagami" 




Por Lady Hannah

Fontes: Sites cinematográficos, Filme 

Comentários

  1. Já assisti e confesso eu não seria capaz de ver tudo isso que você viu, fascinante ! Bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção