Come Undone - Duran Duran (Tradução e Análise da Poesia Musical)

"Duran Duran, anos 80" 

 

Duran Duran é uma banda inglesa de rock e new wave formada no ano de 1978 em Birmingham por John Taylor e Nick Rhodes, que começaram a tocar em um clube em que trabalhavam, John era um segurança de balada e Nick era o DJ do grupo. É a mais bem-sucedida banda do estilo new romantic, sendo uma das mais importantes da década de 1980. Duran Duran era a banda favorita da Princesa Diana. Principais integrantes: Simon Le Bom, Nick Rodhes, John Taylor, Andy Taylor, Dominic Brown".



Letra da Música 


Come Undone


Mine, immaculate dream made breath and skin
I've been waiting for you
Signed with a home tattoo
"Happy birthday to you" was created for you

Ah, it'll take a little time
Might take a little crime to come undone
Now we'll try to stay blind to the hope and fear outside
Hey child, stay wilder than the wind and blow me in to cry

Who do you need?
Who do you love?
When you come undone

Who do you need?
Who do you love?
When you come undone

Words, playing me deja vu
Like a radio tune, I swear I've heard before
Chill, is it something real?
Or the magic I'm feeding off your fingers

Lost, in a snow filled sky
We'll make it alright to come undone
Now we'll try to stay blind to the hope and fear outside
Hey child, stay wilder than the wind and blow me in to cry

Who do you need?
Who do you love?
When you come undone

Who do you need?
Who do you love?
When you come undone

Who do you need?
Who do you love?
When you come undone
(Can't ever keep from falling apart)

Who do you need?
Who do you love?
(Can't ever keep from falling apart)
Who do you love?
When you come undone
(Can't ever keep from falling apart)


Chorus Female Voice: 

I cant ever keep from falling apart 
I cant ever keep..
That you have been doing  
My heart in pieces

Compositores: John Nigel Taylor / Nick Rhodes / Warren Cuccurullo / Nicholas James Bates / Simon John Charles Lebon

Álbum: Ordinary World/1993


Tradução


Desabar 






Meu, sonho imaculado feito de respiração e pele
Eu tive esperando por você
Marcado  com uma tatuagem caseira 
"Parabéns para você" , o qual foi criado para você 


Ah, levará um pouco de tempo 
Que possa   um pequeno crime  desabar
Agora nós  ficaremos cegos para a esperança e sentir medo do lado de fora 
Hey Criança, fique selvagem mais do que o vento e arrebata-me para chorar 


De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você Desabar

De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você desabar


De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você desabar
(Não podemos sempre nos proteger das crises )


De quem você precisa?
Quem você ama?
Quando você desabar
(Não podemos sempre nos proteger das crises )

Palavras, brincando comigo de déjà vu
Como uma sintonia de rádio, eu juro eu já tive escutado antes 
Me Arrepio , é algo real? 
Ou uma mágica eu estou me  alimentando de  seus dedos 


Perdido, em um céu repleto de neve 
Nós faremos certo e  desmoronar 
Agora nós ficaremos  cegos para a esperança e sentir medo do lado de fora 
Hey Criança, fique mais selvagem do que o vento e arrebata-me para chorar 


De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você desabar

De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você desabar


De quem você precisa? 
Quem você ama?
Quando você desabar  
(Não podemos sempre nos proteger das crises)


De quem você precisa?
Quem você ama?
Quando você desabar
(Não podemos sempre nos proteger das crises )


Refrão da voz Feminina: 

Eu não posso me manter fora de crises 
Eu não posso me manter ...
Você tem feito meu coração em pedaços 


Tradução: 
By Lady Hannah


Análise da Poesia na Canção:


Todos os textos Poéticos a estilística é bem marcada com figuras de linguagens, as quais propiciam uma harmônia, musicalidade e outros elementos que tornam a lira poética atrativa;  o movimento literário  e contexto histórico também influênciam  para o entendimento significativo sobre o  que o Eu-lírico está se referindo; Essa música "Come Undone"  foi composta em 1993, anos 90, com resquícios dos anos 80 com algumas mudanças de atitudes comportamentais e influências de estilos, novas filosofias, diríamos até os 90 foram cercados de muito pessimismo no mundo em geral e as produções artísticas acompanharam esse enlace de idéias; até mesmo os artistas do Duran Duran tiveram muitas mudanças nesses período, as quais prevalecessem carácteristicas psicólocas bem marcadas nas composições.

Numa abordagem geral a poesia da canção em questão o Eu-lírico retrata o ser Amado de forma mística,  talvez inatingível por estar em um mundo surreal e matafísico, a qual experimenta  sensações  incompreensíveis e subjetivas,  os quais o Eu-lírico espera o ser amado, como se fosse um sonho, marcado com uma tatuagem, a qual ele mesmo fez, somente para o ser amado.


O título da canção é primordial para o entendimento do significado da letra "Desmoronar, Desmoronamento, desabar, desabamento ", todos nós temos o direito de "cair no chão " desabar literalmente por causa dos altos e baixos da vida;  mas nunca na inércia; temos que ser fortes e selvagens, mesmo estando como crianças desamparadas, ser mais selvagens do que o vento, o qual nos transporta para o choro salutar.


O interessante dessa poesia é quando o significado subjetivo de cada um resplandece em cada pensar; tal como ouvir a sintonia de uma rádio e ter a impressão de que a tenha ouvido antes;  o que há de verdade, ou devaneio nisso tudo; é algo para reflexão, justamente uma das mensagens da canção 


Em uma mensagem implícita, destaca-se o significado da liberdade depois de todo o sofrimento adquirido por muito tempo; "aquela velha frase de que a vida também é efemera'; custa a alguns acreditarem que a liberdade vem com a morte; o qual seria uma metamorfose compreendida em transformações que a vida nos faz passar. Uma morte, a qual não é morte e sim uma espaço de tempo, o qual precisamos para viver uma nova vida. Esse tema de Efemoridade há muitas produções do Duran Duran, por isso eles mudam sempre,  desde estilo de cabelo, Até vestuário mesmo nos dias de hoje.






Analisando figuras de linguagem na poesia:


Meu, sonho imaculado feito de respiração e pele
Eu tive esperando por você
Marcado  com uma tatuagem caseira 
"Parabéns para você" , o qual foi criado para você 

Na estrofe acima temos a personificação, figura de linguagem a qual dá vida à sentimentos, veja: "Meu, sonho imaculado feito de respiração e pele", ou seja, um sonho que criou vida humana feito de respiração e pele .

Há também nessa estrofe poética o fator da tatuagem caseira, a qual o Eu-lírico criou para o ser amado, com os dizeres "Parabéns para Você", quando celebra o aniversário de alguém, este, torna-se inesquecível, tal como a pessoa; temos a metonímia , a qual substitue o todo por algumas palavras.


Palavras, brincando comigo de déjà vu
Como uma sintonia de rádio, eu juro eu tenho escutado antes 
Arrepio , é algo real? 
Ou uma mágica eu estou me  alimentando de  seus dedos 


Na estrofe acima é enfático a metáfora, nestas linhas poéticas: "Ou uma mágica eu estou me  alimentando de  seus dedos ", deixa a estrofe com um sentido figurado expressando a dependência do Eu-lírico ao ser amado; ou no sentido dúbio, dependente de qualquer coisa.


Perdido, em um céu repleto de neve 
Nós faremos certo e desabaremos 
Agora nós ficaremos  cegos para a esperança e sentir medo do lado de fora 
Hey Criança, fique mais selvagem do que o vento e arrebata-me para chorar 


Nessa estrofe, o exagero é explorado no sentido de inspirar o trecho Poético dramático, veja toda a estrofe, muito dramática :  Perdido, em um céu repleto de neve Nós faremos certo e  desabaremos
Agora nós ficaremos  cegos para a esperança e sentir medo do lado de fora


Mais sobre a Canção 


Uma das  letras  mais bonitas composta pelos membros do Duran Duran, nessa canção todos participaram, por isso o jogo de idéias variam, com possibilidades de vários sentidos. Várias possibilidades de análise poética também. Uma Poesia extremamente Psicológica, com símbolos Fantásticos e natureza, os quais nos fazem sonhar e viajar ouvindo a canção juntamente com a melodia, realmente é fantástica a sensação" 


"Duran Duran, hoje" 


Click no link e assista o vídeo clip da canção, surreal e lindo: 




Por Lady Hannah

Fontes: letra da música, Wikipédia, Sites biográficos

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos