Frozen - Madonna (Tradução e Possível Análise da Canção)

 

"Madonna"


Madonna Louise Veronica Ciccone (Bay City, 16 de agosto de 1958) é uma cantora, compositora, produtora musical, atriz, escritora, dançarina e empresária americana. Referida como a "Rainha da música pop", desde os anos 1980, ela é considerada uma das figuras de maior impacto na cultura popular por sua contínua reinvenção e versatilidade na produção musical, composição e apresentação visual de sua obra. Ela ultrapassou os limites da expressão artística na música comercial, permanecendo completamente no comando de todos os aspectos de sua carreira. Suas obras, que incorporam temas sociais, políticos, sexuais e religiosos, geraram aclamação e controvérsias da crítica e do público. Madonna é freqüentemente citada como uma influência para outros artistas na concepção e produção de suas artes.


Letra de Frozen


You only see what your eyes want to see
How can life be what you want it to be?
You're frozen
When your heart's not open

You're so consumed with how much you get
You waste your time with hate and regret
You're broken
When your heart's not open

Mmm mmm mmm
If I could melt your heart
Mmm mmm mmm
We'd never be apart
Mmm mmm mmm
Give yourself to me
Mmm mmm mmm
You hold the key

Now there's no point in placing the blame
And you should know I suffer the same
If I lose you
My heart will be broken

Love is a bird, she needs to fly
Let all the hurt inside of you die
You're frozen
When your heart's not open

Hum hum hum
If I could melt your heart
Hum hum hum
We'd never be apart
Hum hum hum
Give yourself to me
Hum hum hum
You hold the key

You only see what your eyes want to see
How can life be what you want it to be?
You're frozen
When your heart's not open

Hum hum hum 
If I could melt your heart
Hum hum hum 
We'd never be apart
Hum hum hum 
Give yourself to me
Hum hum hum
You hold the key

If I could melt your heart
Hum hum hum
We'd never be apart
Hum hum hum 
Give yourself to me
Hum hum hum 
You hold the key
If I could melt your heart






Tradução


Gelado 

Você somente vê o que seus olhos querem ver
Como pode a vida ser o que você quer que seja ? 
Você é frio 
Quando seu coração não está aberto 

Você está tão consumido com muito, o qual  você consegue
Você perde seu tempo com ódio e arrependimento 
Você está despedaçado 
Quando seu coração não está aberto 

Hum hum hum
Se eu pudesse dissolver seu coração
Hum hum hum 
Nós nunca deveríamos estar separados
Hum hum hum
Doe você para mim 
Hum hum hum
Pegue a chave 

Agora não há  classificação da culpa 
E você deveria saber eu sofro o mesmo 
Se eu perder você 
Meu coração se quebrará

Amor é um pássaro, ele precisa voar
Deixe tudo o que machuca que está dentro  de você morra
Você é frio 
Quando seu coração não está aberto

Hum hum hum 
Se eu pudesse dissolver seu coração
Hum hum hum 
Nós nunca deveríamos estar separados
Hum hum hum 
Doe-se  para mim
Hum hum hum 
Pegue  a chave 

Você somente vê o que seus olhos querem ver
Como pode a vida ser o que você quer que seja ?
Você é frio 
Quando seu coração não está aberto 

Hum hum hum 
Se eu pudesse dissolver seu coração
Hum hum hum 
Nós nunca deveríamos estar separados
Hum hum hum 
Doe você para mim 
Hum hum hum
Pegue a chave 

Se eu pudesse dissolver seu coração
Hum hum hum
Nós nunca deveríamos estar separados
Hum hum hum
Doe você para mim
Hum hum hum
Pegue a chave 
Se eu pudesse dissolver seu coração


(Tradução de Lady Hannah)


Frozen" canção  contida em seu sétimo álbum de estúdio, Ray of Light (1998). Foi composta por Madonna  em conjunto com Patrick Leonard, sendo produzida pela dupla juntamente com William Orbit.


Possível Análise 


Letras de Música,  são textos Poéticos, são poesias, pois os versos possuem rimas,  refrões, os quais dão ao estrofes poéticas musicalidade adequada para a performance do canto.  
Também há a presença do Eu-lírico, transmitindo a mensagem através das alegorias do texto, tais como:Figuras linguagens, metáforas,  emoção da performance do artista, produção áudio visuais etc,  as quais tornam o texto mais atrativo.

Sobre a Canção Frozen, em Português "Gelado" composição de Madonna e Patrick Leonard.

Análise geral 


Contexto histórico da canção foi no final dos anos 90, precisamente em 1998,  começando o fim de estilos, pensamentos etc, para novas tendências e com certeza a Artista Madonna também estava se preparando para iniciar uma nova fase pessoal e de sua carreira.

Começando com o título "Gelado", nesse sentido, indica o estado de alguém, o qual não expressa sentimentos, ou não os teem. Na verdade é uma mensagem ambígua, pode ser o Eu-lírico na posição de uma pessoa humana  sábia, um possível amor querendo mudar os sentimentos pessimistas, estáticos, fechados e maléficos  de outrem ou uma figura Divina e fantástica se manifestando, mas com sentimento  fraternos, veja as estrofes poéticas:


"Você somente vê o que seus olhos querem ver
Como pode a vida ser o que você quer que seja ? 
Você é frio 
Quando seu coração não está aberto 

Você está tão consumido com muito que que você consegue
Você perde seu tempo com ódio e arrependimento 
Você está despedaçado 
Quando seu coração não está aberto 

Hum hum hum
Se eu pudesse dissolver seu coração
Hum hum hum
Nós nunca deveríamos estar separados
Hum hum hum
Doe- se  para mim 
Hum hum hum 
abrace a chave "


Nessa possível análise, o conteúdo da mensagem nessas estrofes poéticas, é de cunho espiritual, ou seja, a manifestação do Eu-lírico como uma divindade fantástica, persuadindo alguém em estado de sentimentos rancorosos, com satisfação do ego, vaidades e ganância, fatores, os quais expressam e concluem em um coração fechado e gelado,  para que tenha a liberdade de se livrar de todos esses males que afetam a essência do ser humano acerca da bondade e evolução da alma é necessário pegar a chave e abrir o coração e estar livre para prosseguir a missão sob outra perspectiva doutrinal que traga paz e amor fraterno.

Quando é citado na poesia "Se eu pudesse dissolver seu coração, nós nunca deveríamos estar separados, doe-se para mim, abrace a chave", é justamente o que fora dito.

Algo curioso na canção há um som de três letras "Hum",  é a versão de Madonna para  "OM", Mantra sagrado do Hinduísmo, duas  letras em sânscrito  o qual liberta o espírito humano dos limites do corpo, mente, intelecto e ego”,  é a porta para outras mantras; e representa  a divindade da criação, O Deus Hindu Brahma.



Nessas Estrofes poéticas:


"Agora não há  classificação da culpa 
E você deveria saber eu sofro o mesmo 
Se eu perder você 
Meu coração se quebrará

Amor é um pássaro, ele precisa voar
Deixe tudo o que machuca que está dentro  de você morra
Você é frio 
Quando seu coração não está aberto"


O Eu-lírico sofre o mesmo, que outrem, pois ele não quer perdê-lo para as vaidades desse mundo, nesse caso justamente a vaidade, Ganância, o ego e outros sentimentos, os quais fazem do ser humano piores, portanto, pegue a chave "Deus" abra seu coração, deixe que as mãos de Deus mate tudo que machuca, os quais estão aí dentro de você, e depois dê asas ao amor que surgirá de ti e como um pássaro voe e transmite esse a amor aonde suas asas alcançarem.

Sobre o vídeo clip




Madonna simboliza o Eu-lírico numa performance, a qual o enredo é uma mulher de cabelos negros e vestes negras , que simboliza, o mistério, o sobrenatural, característica, a qual é encontrada em algumas estéticas literárias tais como O Ultra-Romantismo e O Gótico; É muito surreal as ações que acontecem na produção do enredo, em uma praia, repletas de símbolos Fantásticos, tais como :  as águas do mar, as quais  simbolizam  a purificação do corpo e da alma;  ela se transforma em Corvos, aves que simbolizam os  porteiros, o quais abrem o portal para a outra vida, logo depois se transforma em cachorro negro, proteção das Bruxas da Wicca  e nota-se nas mãos do Eu-lírico, desenhos em henna Indiana e o símbolo do mantra Hindu "OM", além de ter duplicações do corpo da personagem, em destaque das mãos muito comum nas divindades Hindus. 


"OM" mantra Hindu





Portanto, é uma mensagem espiritual, com traços da  cultura Indiana, o qual muitos artistas aderem para ter o controle da mente e do corpo, através da meditação e recitações de mantras, os quais trazem muitos fatores benéficos, quando realizamos com fé, como todas as religiões. Madonna é fantástica e muito criativa, ela também participa da produção de seus vídeos, e nesse em questão ela fez um mix de Hinduísmo  e outros símbolos religiosos de culturas antigas (O Corvo e o cachorro) da Wicca uma religião, a qual valoriza a mulher e os  elementos da natureza  e essa canção possue como fora descrito vários  fatores inseridos na mensagem, as quais nos fazem pensar, que essa vida é uma eterna evolução, independente do que  acreditamos.


"A Mulher, o Corvo e o Cachorro", elementos
Da Natureza, os quais um faz parte do 
Outro" 




Acessem o Clip da Canção: 

https://youtu.be/XS088Opj9o0


Por Lady Hannah
Fontes: Wikipédia, sites biográficos, livros e sites de cultura Wicca e Hindu, letra da música, YouTube 













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Fernando Pessoa e os Heterônimos