Phoenix - Mitologia







"Renascer das Cinzas"...Quem já não passou momentos difíceis na vida, problemas com saúde, financeiros, amorosos ou qualquer outro momento de " turbulência", o qual sugou todas as energias e esperanças; Essa frase popular vem da Phoenix, Pássaro de fogo de origem mitológica com penas dourada, vermelha  e laranja  o qual, à beira da morte se incendeia em uma pira de fogo e depois de algum tempo renasce muito mais bonita do que antes. Relatos dizem que Hesíodo, poeta grego do século VIII a.C., afirmou que a Phoenix  vivia nove vezes o tempo de existência do corvo, que tem uma longa vida. Outros cálculos mencionaram até 97.200 anos.


Diz a lenda que  Phoenix também possue  uma grande força, pois consegue carregar materiais muito pesados,  até mesmo um elefante. Além disso,  a lágrima do Pássaro, pode curar qualquer doença e suas cinzas ressuscita os mortos.


Simbologia da Phoenix "Renascimento, Renovação, Liberdade, Felicidade"


No Egito há um mito que a Phoenix simboliza a alma de  do Deus Sol "Rá", de um modo geral, para esse povo antigo a morte da Phoenix era o sol se pondo, e o renascimento do Pássaro era o sol nascendo pela manhã. Outro Mito, que esse Pássaro vivia com Rá no templo de Heliópolis, no altar do templo, o Pássaro Bennu queimava e renascia das próprias cinzas, portanto ele deu origem a Phoenix que conhecemos.

"Bennu, Pássaro Sagrado do Antigo Egito"

Há uma estória sobre um Imperador da Roma antiga, antes de Cristo que atrás da vida eterna, comeu a carne de uma phornix, pelo visto, comeu o pássaro errado.


Na China a  Phoenix deles, o Pássaro de fogo Fenghuang, que possue as cinco cores sagradas, também Simboliza, o renascimento, além de boa sorte.

"Fenghuang"

Os Persas que Ocuparam a India no passado PFarīd ad-Dīn ʿAṭṭār (1142-1221) foi um poeta sufi que, em 1177, escreveu a obra “A Conferência dos Pássaros”. De acordo com o escritor “Na Índia vive um pássaro que é único: a encantadora fênix tem um bico extraordinariamente longo e muito duro, perfurado com uma centena de orifícios, como uma flauta”. Quando ela sente aproximar-se o momento de retirar o seu coração do mundo, e todos os indícios lhe confirmam que deve partir, constrói uma pira reunindo ao redor de si lenha e folhas de palmeira”.

"Preparada assim para a morte e renascimento"


Muitas outras lendas há sobre esse Pássaro tão citado e cultuado, nos enredos cinematográficos tais como "X Men e a Phoenix Negra", "Harry Potter e a Ordem da Phoenix" , Cavaleiros do Zodíaco, Crônicas de Nárnia e outros mais, nas tatuagens; a Phoenix simboliza tudo que se perdeu e reconquistou, mas principalmente o renascimento da Vida que se perdeu. "No íntimo de cada um de nós tem um Phoenix pronta para renascer, dia após dia,  devemos saber como deixá-la sair e renascermos com ela".

"X-Men, A Phoenix Negra"



Por Lady Hannah


Fonte: livros de Mitologia Universal, sites de busca Mitológica, Wikipédia





















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção