Borboletas, Seres Místicos e Simbólicos

 

"Borboleta da Asa de Vidro, Rara" 



Borboletas, panapanás ou panapanãs, são insetos da ordem Lepidoptera classificados nas super famílias Hesperioidea e Papilionoidea, que constituem o grupo informal "Rhopalocera". Como outros insetos de holometabolismo, o seu ciclo de vida consiste em quatro fases: ovo, larva, pupa e imago (Adulto). Os fósseis mais antigos conhecidos de borboletas são do meio do Eoceno, entre 40 a 50 milhões de anos.


Para diferenciar uma mariposa de uma borboleta, é necessário prestar atenção em sua anatomia. As borboletas têm antenas finas e lisas, enquanto as mariposas possuem antenas grossas e com aspecto peludo. As asas também dão uma boa indicação: quando uma borboleta está descansando, deixa suas asas para cima. Já as mariposas mantêm suas asas bem abertas e abaixadas.


O bicho-da-seda é a larva ou lagarta da mariposa doméstica Bombyx mori. É um inseto economicamente importante, sendo um produtor primário da seda. A comida preferida do bicho-da-seda é a amoreira branca, embora comam outras espécies de amoreira e até mesmo laranja osage, vejam a importância dessa Lepidoptera para nós.


"Mariposa, Bicho da Seda"


As borboletas demonstram  qualidade ou estado de ser capaz de assumir diferentes formas ( Poliformismo); adaptação na qual um organismo possui características que o confundem com um indivíduo de outra espécie( mimetismo)e um mecanismo de defesa dos animais que consiste em uma coloração de advertência para afastar possíveis predadores. Este mecanismo é usado normalmente por insetos, aves, cobras e lagartas (aposematismo). 


Algumas como a Monarca (Danaus plexippus)  migram longas distâncias e podem viver seis meses Algumas borboletas desenvolveram relações simbióticas e parasíticas como insetos sociais tais como as formigas. Estas borboletas têm uma área de abrangência bastante grande, desde o sul do Canadá, Estados Unidos, América Central e América do Sul. Devido a influência do homem, também temos esta espécie na Austrália, Indonésia, Ilhas Canarias e Espanha. A migração das monarcas do leste tem seu início no sul do Canadá , onde ali surgem várias gerações de Monarcas que vivem de 2 a 5 semanas. Quando o final do verão chega, a geração aumenta consideravelmente seu período de vida, e a migração começa em direção ao sul, cobrindo 4800 km em uma velocidade média de 128 km por dia.


"A Monarca", ameaçada de extinção"


A população dessas Borboletas que migram junto são muito grandes, chegando a milhões de indivíduos aglomerados e viajando juntos, é a maior migração conhecida no mundo animal.


Durante o inverno elas param e ficam quase inertes, e na primavera muitas começam o processo de acasalamento antes de retornar para o Canadá. As fêmeas fecundadas colocam seus ovos durante a jornada e os filhos que conseguem chegar a idade adulta vão acasalando durante a jornada e deixando os seus herdeiros pelo caminho.


"clã de Monarcas" 


No Brasil nem sempre encontramos a espécie, mas espécies mimetizadas acerca dessas borboletas, mas todas transmitem uma mensagem tal como é a nossa vida, a qual estamos sempre na luta árdua em prol a sobrevivência, transformações e vitória.


Borboleta na Psicologia 


"Psique, Mitologia Grega"


A Borboleta é o símbolo da psicologia, psi” (Ψ).Originalmente, essa vigésima terceira letra do alfabeto grego acabou sendo transfigurado pelos romanos para formar a palavra psique, o qual significava borboleta e mais tarde evoluiu para brisa, respiração, ânimo e, finalmente, "alma"; (na mitologia Grega "Psique é representada como uma mulher linda com asas tais como a borboleta que representa a Alma livre de encontro com seu amado "Eros", os quais juntos significam o verdadeiro Amor; Amor de Alma".)


"Símbolo da Psicológia"


Borboletas na Espiritualidade


 As Borboletas possuem uma simbologia muito forte na Espiritualidade: transmitem mensagens espirituais. Os anjos porbexempli comunicam-se frequentemente conosco através das borboletas. Quando uma borboleta aparece em seu meio, pode ser o seu anjo da guarda ou espírito guia enviando-lhe um sinal. É difícil ignorar a presença de uma Borboleta, ainda mais hoje em dia, não temos muito Verde acessível, então, considere isso como um comunicado relevante.


"Anjo da Guarda"


As borboletas também representam a alma de pessoas que partiram, por isso muitos afirmam ver borboletas depois da morte de um ente querido. Elas também são símbolos de ressurreição, e podem representar superação de dificuldades de saúde ou mentalidade, crenças limitantes e padrões de pensamentos negativos que nos impedem de nos tornar quem devemos ser.



 

Como as mensagens transmitidas por borboletas são muitas, dependem mais de como está nossa vida quando recebemos suas visitas. De qualquer forma, devemos sempre estar atentos ao surgimento de borboletas, pois suas mensagens podem transformar nossas vidas.


Borboletas como símbolo regente de nossas vidas


Muitos aspectos, as borboletas servem como uma metáfora para a jornada espiritual da alma. Sua metamorfose representa nossa própria transformação espiritual. Começamos como um ser e aprendemos a funcionar dentro deste mundo, bem como a lagarta. Nós rastejamos ao longo da vida em nossas atividades diárias, mas buscamos um significado mais profundo assim são as borboletas significam para os xamãs, especialmente entre os nativos americanos. Cada uma delas tem qualidades e forças específicas que podem muito nos ensinar. Borboletas representam alegria, liberdade, criatividade e mudança. Seus poderes transformadores também simbolizam a transformação e a evolução da alma.


Resolvi escrever sobre "As Borboletas, porque acredito na simbologia delas em todos os sentidos e Sempre uma ou outra Borboleta da espécie (Papilio thoas), demora-se  mais na visita à minha casa, transmitindo sua Mensagem. "FANTASTICO E SURREAL" .

"Borboleta da Arruda" 



Por Lady Hannah

Fontes: Sites de Entomologia, Simbologia, Mitologia, Religião, Wikipédia




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção