Tears of Dragon - Bruce Dickinson -Analise da Canção

 

"Paul Bruce Dickinson é um cantor, radialista, escritor, empresário, palestrante, historiador, e piloto, mais conhecido por seu trabalho como vocalista da banda britânica Iron Maiden.
Nascimento: 7 de agosto de 1958 em Worksop, Reino Unido"


Tears of Dragon 
Composição: Bruce Dickinson

For too long now
There were secrets in my mind
For too long now
There were things I should have said
In the darkness
I was stumbling for the door
To find a reason
To find the time, the place, the hour

Waiting for the winter sun
And the cold light of day
The misty ghosts of childhood fears
The pressure is building
And I can't stay away

I throw myself into the sea
Release the wave let it wash over me
To face the fear I once believed
The tears of the dragon
For you and for me

Where I was
I had wings that couldn't fly
Where I was
I had tears I couldn't cry
My emotions
Frozen in an icy lake
I couldn't feel them
Until the ice began to break

I have no power over this
You know I'm afraid
The walls I built are crumbling
The water is moving
I'm slipping away

throw myself into the sea
Release the wave let it wash over me
To face the fear I once believed
The tears of the dragon
For you and for me

Tradução

Por tempos houveram segredos em minha mente
Por tempos houveram coisas que eu deveria ter dito
Na escuridão eu estava cambaleando até a porta
Para encontrar uma razão para achar o tempo, o lugar, a hora 

       
Esperando pelo sol de inverno e pela  luz  gelada do dia
Os nebulosos fantasmas dos medos da infância
A pressão está se formando 
e eu não consigo me afastar

Me jogo para dentro do mar
Libero a onda, deixo ela me lavar
Para encarar o medo, certa vez acreditei
Que as lágrimas do dragão eram para mim e para você

Onde eu estava, eu tinha asas mas não conseguiam voar
Onde eu estava, eu tinha lágrimas mas não podia chorar
Minhas emoções congeladas em um  lago de gelo
Eu não conseguia sentí-las, até que o gelo começou a quebrar

Eu não tenho poder sobre isso, você sabe que tenho medo
As paredes que construí estão se destruindo, a água está se movendo
Estou sendo levado

Me jogo para dentro do mar
Libero a onda, deixo ela me lavar
Para encarar o medo, certa vez acreditei
Que as lágrimas do dragão eram para mim e para você


Lentamente eu acordo, lentamente me levanto
As paredes que construí estão se destruindo
A água está se movendo
Estou sendo levado


Me jogo para dentro do mar
Libero a onda, deixo ela me lavar
Para encarar o medo, certa vez acreditei
Que as lágrimas do dragão eram para mim e para você...


Tradução Lady Hannah


Possível Análise 

A Letra da música é retratada por uma poesia Psicológica, dramática,  o Eu-lírico faz uma Contextualização dos sentimentos confusos e pessimistas de nostagia, mas ao mesmo tempo viajando para o mundo interior, o qual todos nós temos,  fazendo a mente navegar à procura da solução para vencer os medos e essa jornada é comparada com a lenda das "Lágrimas do Dragão", uma lenda chinesa antiga, a qual conta a estória de um menino que convidou para a celebração de seu aniversário um Dragão muito temido no  vilarejo; o Dragão solitário, percebeu que os sentimentos do menino eram verdadeiros e que realmente queria a presença do referido Dragão; nesse momento a Figura Fantástica começou a derramar lágrimas de emoção e nisso, essas lágrimas transformaram-se em um rio mágico, o qual conduziu o menino para a sua casa, e  em segurança salvo. Isso significa quando procuramos seguir a voz interior, muitas vezes não queremos deixar aspectos antigos ou pre-concebidos, levando-nos a sentir "medo" de seguir em frente;  O Dragão simboliza o medo na poesia da música, e quando conhecemos os nossos medos, eles podem se transformar em algo a nosso favor, ou seja, até metaforicamente  em um amigo.  No caso da poética são as lágrimas do Dragão conduzindo o Eu-lírico para uma experiência fantástica e salutar.

Vejam a Estrofe: 

"Me jogo para dentro do mar
Libero a onda, deixo ela me lavar
Para encarar o medo, certa vez acreditei
Que as lágrimas do dragão eram para mim e para você"...

Tem muito a ressaltar dessa Poesia Fantástica, a  estilística é composta por figuras de linguagem destacando os Paradoxos:" Esperando pelo sol de inverno e pela  luz  gelada do dia"; " Onde eu estava, eu tinha asas mas não conseguiam voar
Onde eu estava, eu tinha lágrimas mas não podia chorar"; Metáforas: "
Minhas emoções congeladas em um lago de gelo
Eu não conseguia sentí-las, até que o gelo começou a quebrar"...; 'Os nebulosos fantasmas dos medos da infância.."; Símbolos Psicológicos tais como: "Fantasmas, Sol, Luz, gelo, mar, lágrimas, medo, Dragão....




Clip da Música, click no link 




Por Lady Hannah

Fontes: Letra da música, gramática da língua Portuguesa, sites de busca sobre lendas, Wikipédia






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção