O Chamado da Floresta - Produção Cinematográfica de 2020, adaptação do livro "O Chamado da Selva" de Jack London (Resumo, Análise e Contextualização )


O Chamado  da Floresta 

Data de lançamento: 20 de fevereiro de 2020 (Brasil), com o ator Harrison Ford

Diretor: Chris Sanders

Adaptação de: O Chamado da Selva de Jack London


O filme

Resumo


A estória começa com  a personagem principal o Cachorro São Bernardo "Buck" sendo sequestrado de sua boa vida Canina  na Califórnia, e vendido como Cão de trenó no Canadá,  o espaço da narrativa   se passa no vale do Rio Klondike, no Canadá, durante a corrida ao ouro de 1897.

Buck começa sua aventura um tanto confuso, pois o colocaram em uma matilha com Cachorros, os quais puxavam o treno dos correios. No início, ele se atrapalhava com seu novo ofício, e não conseguia entender algumas regras diferentes, das quais O São Bernardo, não tinha enquanto estava com seus antigos donos na casa da Califórnia, uma delas, era não dormir com os donos e  sim, do lado de fora com os outros Cachorros da matilha em meio a neve abundante naquela época do ano.

Quem liderava a matilha era o Cão   "um Rusk Siberiano" muito ágil e inteligente; Buck era o último da fila, pois eram disposto conforme a agilidade e experiência no ofício de "puxar o treno ".

Os Humanos os quais os Cachorros eram confiados, )Perrault, Omar Sy) e (Françoise, Cara Gee), eram Funcionários dos Correios e tratavam muito bem A Matilha.

Numa viagem, o gelo estava muito fino,  e aquele local, o qual estavam era um rio congelado, Françoise, ao pisar no gelo, esse se quebra e a moça cai nas águas congeladas daquele rio; de repente, Buck sai correndo, pula na água e salva a jovem, mas ele desaparece nas águas, e com tristeza Perrault tenta, mas não consegue salvar o Cachorro. Sem esperanças Os dois "Carteiros", voltam a sorrir quando Buck reaparece do nada.

Os animais tais como nós, possuem uma motivação espiritual, e sem pré quando o São Bernardo precisava de forças, ou tomar uma atitude, aparecia para ele o "Espírito da Floresta", simbolizado por Um grande Lobo Escuro.

Com o tempo, Buck com suas ações, vai ganhando a simpátia de todos, desde seus humanos até os companheiros da Matilha, causando muita inveja no Líder "o Cão Rusk Siberiano", (Spitz),  o qual decidiu provocar Buck  para um duelo para   decidirem quem seria o líder; e assim fora feito, e Buck Saiu o Vencedor e o Rusk abandonou o grupo.

Ao amanhecer a rotina ia começar, quando Perrault sentiu a falta de seu Cachorro preferido, após procurar e não encontrar, com muito pesar colocou outro Cachorro a frente da Matilha, mas esse voltava a seu lugar várias vezes, então Buck foi escolhido para liderar a matilha.



Como líder da Matilha, teve que enfrentar um perigo eminente, uma avalanche estava arrebentando e guiado pelo "Espírito da Floresta", salvou a todos guiando o treno para um lugar seguro.

Quando chegaram à pequena Cidade 

no vale do Rio Klondike, chegou a notícia da vinda do "Telégrafo", extinguindo o serviço do trenó e Matilha seria vendida, uma grande tristeza abateu a todos. O novo dono dos Cachorros e o trenó era um mal caráter, conhecido como (Hal, Dan Stevens), o qual saiu em diligência com sua esposa e mais uma pessoa para explorar ouro em uma determinada região; Esse humano, era um verdadeiro tirano e maltratava os cães, os obrigando irem além das forças que eles tinham, e Buck foi o mais prejudicado, nesse ínterim, chegou (John Thornton, Herrison Ford), um velho Senhor solitário, o qual decidiu ir atrás da Trupi, por causa, de Buck e a Matilha. Ele encontrou Buck desacordado e o levou para casa.

Após alguns dias, Buck se recupera e se sente bem,  confortável e muito grato  com o novo Humano. 

A matilha foge, e a Trupi volta para a cidade, e agride John Thornton em uma estalagem, mas Buck veio para proteger seu Humano e Amigo. Cresce uma grande amizade entre os dois, e John Thornton decide fazer o que sempre quiz, se aventurar pelas águas do Rio Klondike, e garimpar o ouro que sempre quiz encontrar, mas não para sua riqueza, mas pelo fato de liquidar uma dívida consigo mesmo, e assim  John Thornton e Buck vão navegando até encontrar uma cabana e lá ficam vários dias.

O São Bernardo, decide com a permissão do seu Humano explorar o local e encontra um grande Lobo cinzento, a essa altura Buck e John já mantinham uma relação de  amizade verdadeira  e companheitismo, enquanto Thornton garimpava no rio, Buck ia ao encontro da floresta junto com seus ancestrais "uma matilha de lobos". Até o dia de seu antigo Humano de malfeitor Hal aparece e fere John Thornton, mas que depressa Buck vem no respaldo de Seu Humano e Amigo, o Cão remete Hal para o interior da cabana em chamas e John morre junto a Buck.

Depois da morte de seu companheiro Humano, O São Bernardo "Buck", cria raízes com seus ancestrais propiciando o surgimento   à uma raça forte,  mixegenando o passado com o atual, uma antropofagia iniciando um novo tempo.

Data da primeira publicação: 1903
Autor: Jack London
Personagens Principais: John Thornton, Judge Miller, Buck, François, Spitz


O livro 

Resumo


A Estória começa descrevendo a vida de Buck o Cachorro São Bernardo, o qual vivia na casa suntuosa do Juiz Miller e sua família, o Cachorro tinha uma vida muito boa, Juiz e sua família eram excelentes humanos. Até que um dia, Manuel o jardineiro resolveu sequestrar Buck em troca de dinheiro para pagar dívidas de jogo. Esses cachorros fortes de pelagem espessa eram usados no uso do trenó, na corrida do ouro no Canadá, por esse motivo o tráfico desses Cachorros eram intensos.
Manuel confiou o Grande São Bernardo a um homem estranho o qual dominou Buck com violência, mesmo com o instinto de defesa e machucando seu agressor não conseguiu e desmaiou por causa da enforcadura que o homem aplicou. Buck não entendia o que estava acontecendo e não sabia do porquê o juiz não aparecia. 
Buck fora colocado em uma espécie de jaula e quatro pessoas esfarrapadas e sujas o levaram e de não e mão foi para em um local de serviços espresso.
Foi enviado para seatle, e lá um homem de suéter vermelho apareceu e Buck presenciou  a fúria do ser humano e a partir daí despertou a sua, esse humano o derrubou com um porrete e o São Bernardo percebeu que deveria entender que o homem de suéter vermelho possuía o "porrete" e a ele deveria se submeter. Nesse local havia mais cachorros que eram escolhidos e não voltavam mais; eis que chegou a vez de Buck, dois humanos "Perrault e François" o escolheram.
Foram para um barco em direção ao Canadá, muitos cachorros foram com eles tinham, mas companheira de Buck era a Curly , que fora morta por um bando de Huskies feroses.
Buck agora era um dos puxadores do trenó dos correios e enfrentava a neve com seus companheiros. Na luta pela sobrevivência entre maus tratos, frio, ainda havia as constantes brigas entre os cães e principalmente com Spitz o líder da Matília  
Aos poucos, surgem tensões entre Buck e Spitz. Buck se sente pronto para ser um líder e procura usurpar o poder de Spitz. Certa noite, enquanto os dois caçam um coelho, eles travam uma luta até a morte, e Buck sai vencedor. No dia seguinte, ele se recusa a ser preso ao trenó no seu lugar habitual, pois deseja ser posto na posição do líder. Nada o faz mudar de ideia, nem o aparecimento do porrete, pois ele aprendeu a evitar os seus golpes. Quando François finalmente permite que ele ocupe a posição de Spitz, Buck se sente triunfante, pois agora os humanos não controlam totalmente o seu destino. Eles se tornaram seus iguais. Buck começa a sonhar com um mundo antigo e primitivo, onde homens e cães lutavam lado a lado pela sobrevivência.

Quando o trabalho para o governo termina, a matilha é vendida para um trio de imbecis liderados por Hal, um homem que não tem a menor ideia de como lidar com um grupo de cães. Na sua ansiedade em completar a trilha, ele maltrata terrivelmente os animais. Seu taciturno cunhado Charles e sua chorosa irmã Mercedes de nada servem para melhorar a situação. Devido à incompetência de Hal, eles rapidamente ficam sem comida. Os cães ficam famintos e exaustos de trabalho, e começam a morrer um por um. Finalmente, eles chegam ao acampamento de John Thornton, onde eles conseguem alguns suprimentos.

Na hora de partir, Buck se recusa a levantar. Depois de ver o cruel jovem espancar Buck repetidamente, John se aproxima e o salva, cortando a correia que o prendia ao trenó. Apesar dos conselhos em contrário, Hal obriga o resto da matilha a prosseguir, mas logo depois o gelo fino se rompe e o trenó afunda com todos, cães e humanos.

Buck se torna o animal favorito de John, e ele por sua vez adora seu mestre. Sob a influência de John e seus outros dois cães, Skeet e Nig, Buck começa a sarar e recupera algo da civilização que ele tinha perdido na trilha. Ele faz algumas coisas milagrosas para John, salvando sua vida duas vezes e ganhando uma aposta que permite que John pague todas as suas dívidas. Buck não consegue esquecer completamente suas visões de um mundo primitivo, mas ele está feliz ao lado seu dono.

Certo dia, John e seus sócios Hans e Pete partem com os cães em busca de uma mina perdida. O trabalho na trilha e a caçada diária são absolutamente maravilhosos para Buck. Finalmente, a mina é encontrada, e não há mais trabalho a ser feito pelos cães. Buck medita mais uma vez sobre o chamado que ele ouve toda noite vindo da floresta. Ele começa a dormir longe do acampamento. Buck aos poucos vai cedendo aos seus instintos selvagens, matando sua própria comida e cuidando de si mesmo. Uma vez, Buck encontra um lobo que faz amizade com ele e que fica bastante triste quando Buck volta ao convívio dos humanos.

Isso dura algum tempo, até que um dia Buck retorna ao acampamento e encontra todos mortos pelos índios. Ele fica enlouquecido de ódio pela morte do seu amado John, e mata todos os homens que não fogem dele. Tendo vingado seu dono e perdido seus laços com a Humanidade, Buck retorna à floresta e se junta à matilha de lobos. Buck agora estava livre para viver a ancestralidade, a qual estava sempre o acompanhando e finalmente se entregar ao chamado da Floresta.




Uma possível análise 


Publicado em 1903, obra do escritor norte Americano Jack London,  “O Chamado Selvagem”,  Chamado da Selva ou Chamado da Floresta" em Português, original “The Call of the Wild”;  retrata a estória do São Bernardo  Buck (narrado em terceira pessoa sobre o ponto de vista do Cachorro Protagonista ).
O contexto histórico da época em que foi escrita o enredo é marcante "Corrida do ouro" no início do séc XX tanto no livro quando na produção cinematográfica de 2020 Com o Ator Harrison Ford, houve outras adaptações, mas a última foi a mais verossímil com o enredo do livro.


A narrativa começa com o protagonista totalmente dócil e domesticado, levando uma vida ociosa e tranquila, na casa do Juiz Miller, Isso muda após Buck ser subtraído de seu lar; a mudança  foi  muito  traumática. No início, ele vive em um local ensolarado onde a sua existência é luxuosa e o alimento sempre farto, porém repentinamente se vê arrebatado para uma realidade fria, assim como as terras do Alasca, local esse o qual o levaram. Em sua nova vida, o protagonista é submetido a uma rotina de maus tratos, trabalhos pesados e constantes combates com outros cães.
Apesar de todo o sofrimento, as novas experiências trazem a Buck um processo de estimulação do instinto selvagem que estava nele estático,  pelo novo meio o qual fora inserido  "um despertar de instintos adormecidos pela civilização" . Esta transformação não só lhe garante a sobrevivência, mas também a liderança do bando.
A jornada espiritual de Buck é marcada por instantes de dor profunda, mas seu ancestral "O espírito de Um lobo Cinzento", sempre lhe aparecia para despertar a força para amenizar a dor e vencer os obstáculos arduos. Entretanto essa dor é fundamental para a sua transformação e posterior evolução. A dor, assim como na nossa própria vida, assume um papel de elemento necessário,
para percebemos que a vida é feita de altos, baixos, transformações boas e ruins, por esses fatos temos que despertar sempre a força interior que todos nós temos adormecida dentro de nós. 





A maioria dos seres humanos descritos  faz o leitor odiá-los devido às suas condutas inexcrupulosas, e a ganância, supracitada, "um dos pecados capitais" é enfatizado  para servir de aprendizado, no sentido da degradação do caráter humano. Na estória é ressaltado também a sede de poder respresentado em  em um dos Cães  da matilha  "Splitz" e torna a leitura mais sensível. 

Sobre aspectos filosóficos tanto no  livro  quanto na adaptação constata-se que o espírito  "selvagem" de Buck retrata  ( o meio que atua o indivíduo, o qual explana o Naturalismo, teoria de Charles Darwin); a luta de classes também é bem enfatizada, quando Buck desperta para o fato que o grupo a qual faz parte (Força de trabalho e classe dominante) "Marxismo". Outro fato a elencar e um elemento importante no enredo  é a referência ao pensamento do filósofo Nietzsche, pois Buck se desvincula da domesticação e começa a desenvolver atos desvinculado sobre o  passou na vida anterior.

Buck teve dois Humanos "Heróis", o Juiz Miller que o adotou e lhe deu uma vida confortável, e o tinha como um membro da família, pois  dormia com os Humanos e John, o qual o salvou da Trupi idiota e violenta de Hal e o levou para liberdade de viver com uma matilha de lobos, "após a morte de seu amigo Humano", depois de tanto sofrimento e obstáculos para seguir seu Destino e  ir ao encontro do Chamado da Floresta, ou seja, o Chamado dos seus ancestrais. 


Um pouco do Autor do livro 


John Griffith Chaney (São Francisco, 12 de janeiro de 1876 — Califórnia, 22 de novembro de 1916), mais conhecido pelo pseudônimo Jack London, foi um autor, jornalista e ativista social norte-americano. Pioneiro no que era, então, o novo mundo das revistas comerciais de ficção, London foi um dos primeiros romancistas a obter celebridade mundial somente com suas histórias, além de uma grande fortuna. Dentre suas obras mais conhecidas, estão The Call of the Wild (Brasil: O Chamado da Natureza /Portugal: O Apelo da Selva), Before Adam (Antes de Adão), White Fang (Caninos Brancos) e The Sea Wolf (O Lobo do Mar), uma curiosidade sobre ele foi a participação da Corrida do ouro no final do séc XIX, contexto histórico do enredo em questão".



Por Lady Hannah
Fontes: Livros de literatura, filosofia e história,  sites literários, cinematográficos, filosóficos, Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção