Save a Prayer - Duran Duran (Tradução e análise)




"Duran Duran é uma banda inglesa de rock e new wave formada no ano de 1978 em Birmingham por John Taylor e Nick Rhodes, que começaram a tocar em um clube em que trabalhavam, John era um segurança de balada e Nick era o DJ do grupo. É a mais bem-sucedida banda do estilo new romantic, sendo uma das mais importantes da década de 1980. Duran Duran era a banda favorita da Princesa Diana. Principais integrantes: Simon Le Bom, Nick Rodhes, John Taylor, Andy Taylor, Dominic Brown"


Save a prayer
Álbum: Rio (1982)
Composição: Andy Taylor 


Letra 


You saw me standing by the wall
Corner of a main street
And the lights are flashing on your window sill
All alone ain't much fun
So you're looking for the thrill
And you know just what it takes and where to go

Don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after
No, don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after

Feel the breeze deep on the inside
Look you down into the well
If you can, you'll see the world in all his fire
Take a chance
Like all dreamers can't find another way
You don't have to dream it all, just live a day

Don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after
No, don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after
Save it 'till the morning after
Save it till the morning after

Pretty looking road
I try to hold the rising floods that fill my skin
Don't ask me why I'll keep my promise
(I'll) melt the ice
And you wanted to dance so I asked you to dance
But fear is in your soul
Some people call it a one-night stand
But we can call it paradise

Don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after
No, don't say a prayer for me now
Save it 'till the morning after
Save it 'till the morning after
Save it 'till the morning after
Save it 'till the morning after
Save it 'till the morning after

Save a prayer 'till the morning after


Tradução


Guarde uma oração

Você me viu de pé perto da parede
Canto de uma rua principal
E as luzes estão piscando no peitoril da janela
sozinho não é muito divertido
Então você está procurando a emoção
E você sabe exatamente o que é preciso e para onde ir

Não faça  uma oração por mim agora
Guarde-a até a manhã seguinte
Não, não faça uma oração por mim agora
Guarde-a até a manhã seguinte

Sinta a brisa no fundo
Olhe para o poço
Se você puder, você verá o mundo em todo o seu fogo
Arriscar
Como todos os sonhadores não conseguem encontrar outro caminho
Você não precisa sonhar tudo, apenas viver um dia

Não faça  uma oração por mim agora
Guarde-a  até a manhã seguinte
Não, não diga uma oração por mim agora
Guarde  até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte

A estrada é bonita
Eu tento segurar as inundações crescentes que enchem minha pele
Não me pergunte por quê vou cumprir a minha promessa
(Eu vou) derreter o gelo
E você queria dançar, então eu pedi que você dançasse
Mas o medo está em sua alma
Algumas pessoas chamam isso de uma noite
Mas podemos chamá-lo de paraíso

Não faça uma oração por mim agora
Guarde até a manhã seguinte
Não, não faça uma oração por mim agora
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte

Guarde uma oração até a manhã seguinte





Breve análise


Toda letra de Música, tal como Textos Poéticos possuem um significado geral para todas as pessoas e um significante subjetivo para cada uma.

Save a Player "Guarde uma Oração" possue um significado efêmero, característica do que tem pouca duração, muito característico da simbologia das Borboletas, pelo fato de viverem pouco na vida adulta, mas com liberdade) essa simbologia sobre a efemeridade  da vida  estão nas estrofes  poéticas da canção e um significante para cada um acerca dessa mesma efemeridade veja : 



"Arriscar
Como todos os sonhadores não conseguem encontrar outro caminho
Você não precisa sonhar tudo, apenas viver um dia"...

"você queria dançar, então eu pedi que você dançasse
Mas o medo está em sua alma
Algumas pessoas chamam isso de uma noite
Mas podemos chamá-lo de paraíso
Mas o medo está em sua alma
Algumas pessoas chamam isso de uma noite
Mas podemos chamá-lo de paraíso"

(Ambas as estrofes poéticas retratam sentidos de efemeridade, tanto para o lado filosófico de liberdade  individual sobre o  que o que importa é o momento presente, ou sobre o aspecto efêmero dos encontros românticos da adolescência)

Já nessa estrofe : 

"Olhe para o poço
Se você puder, você verá o mundo em todo o seu fogo"
Arriscar  ...

(Temos uma Metáfora "O mundo é um poço, o qual em chamas nos espera, ou seja, o mundo é um inferno necessário, se tivermos medo de enfrentá-lo nunca saberemos o que é vencer ou viver )


Veja essa estrofe poética:


"A estrada é bonita
Eu tento segurar as inundações crescentes que enchem minha pele
Não me pergunte por quê vou cumprir a minha promessa
(Eu vou) derreter o gelo"...


(Outra metáfora sobre o mundo, a anterior falava sobre o fogo e essa cita o gelo, e ambos são obstáculos  metafóricos na canção) 


Por fim o Reflão


"Não faça uma oração por mim agora
Guarde até a manhã seguinte
Não, não faça uma oração por mim agora
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte
Guarde até a manhã seguinte"

Guarde uma oração até a manhã seguinte


(Possue vários sentidos; as pessoas costumam rezar para as outras em um momentos especial da vida, tal como a mãe reza para a segurança de filho ausente, no momento em que a morte terrena ronda; ante isso tudo o principal significado é: " Se a oração  depende da nossa intenção  e não da intervenção divina, então ela pode ser reservada para a manhã seguinte.") 

Uma música  com a letra muito bonita, uma reflexão a qual pode ser uma mensagem  de que as intenções podem superar a aparente realidade presente, e a ausência não faz cessar os laços de afeto, compaixão e até o saudosismo de algo que poderia ter acontecido e não aconteceu, porque a "Vida também é Efêmera".



Veja o clip da Música, clik no link 




Por Lady Hannah
Fontes: Letra da música, Sites biográficos e Discografia, Wikipédia

Comentários

  1. Resolvi fazer a leitura da letra dessa musica e resolvi usar um vídeo de uma borboleta que filmei no domingo como pano de fundo. Antes da leitura faço uma breve pesquisa e gravo uma apresentação da musica, Olha minha surpresa ao me deparar com o vosso texto falando da borboleta.
    Parabéns por nos ajudar a refletir...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ideia maravilhosa Você teve! Essa música é muito bonita e cada um tem uma significação subjetiva. Eu particularmente adoro Borboletas, e quando há um assunto sobre elas gosto muito de Refletir e contextualizar! Fico muito feliz por Você ter gostado da análise da música do Duran Duran, e tenho certeza, seu vídeo ficou lindo 🦋😊

      Excluir
  2. Oi Lady Hannah
    meu nome é Alexandre Fernandes
    sou cantor e compositor desde 1993 (30 anos, agora em 2023)
    muito bom o seu texto
    muito bom ver alguém escrevendo sobre letras que me deixam com a pulga atrás da orelha
    eu já havia perguntado a um amigo que mora nos eua, o que o DD queria dizer com o rerão
    pra mim, pelo som dos sintetizadores, o modo de cantar, o que o refrão canta, me soa como sombrio. Antes da sonoridade, aletra parece sombria. Me pareceu sim
    "não guarde uma oração para mim agora
    guarde-a para a manhã seguinte"
    agora, a oração não adianta nada
    o que ele vai fazer, a oração não evita
    na minha cabeça, a letra tem uma ideação suicida
    salve-a para a manhã seguinte
    mesmo em alguma religiões considerando o suicídio um ato extremo, no dia seguinte (morning after), as pessoas podem se reunir e, então, agora podem fazer a oração
    na noite anterior não
    ele pede a oração depois
    que ele tiver cometido o desatino
    como se ele fosse ser o autor do ato extremo, mas ao mesmo tempo, pede a oração (orações) para que Deus tenha misericórdia de sua alma
    a sonorização fica bem sombria. Clima taciturno
    o refrão com várias vozes também
    uma atmosfera misteriosa
    na minha percepção, boa coisa, o cara da letra que pede a oração para o dia seguinte, não fez...












    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, muito obrigada por apreciar a análise da música "Save a Player" DD! Na verdade a mensagem poética depende de cada um em um mesmo contexto, efemeridade é isso , algo que não tem durabilidade, e a vida terrena é assim. Você citou seus conceitos sobre a mensagem e concordo com Você, tem algo de fatídico na expressão da Poesia, Morrer é fácil, Viver é difícil, talvez a liberdade no sentido da efemeridade seja mesmo a morte em qualquer sentido.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção