O Médico e o Monstro - Robert Louis Stevenson (Resumo e Análise)

 

"O Médico e o Monstro, livro"


The Strange Case of Dr Jekyll and Mr, lançado em 1886, do autor Escocês Robert Louis Stevenson, intitulada em Português (O Médico e o Monstro) é uma novela gótica escrita na   época Vitoriana.


Resumo 


Em Londres na Época Vitoriana, em que a classe operária ia dando ênfase à sociedade, um discreto e renomado  advogado narra a estória do médico Henry Jekyll e sua relação conturbada com o misterioso Edward Hyde.

Tudo começa com a apresentação do testamento do Dr Jekyll, colocando Mr Hyde ( um desconhecido) como único e universal herdeiro;  o advogado Mr Utterson preocupado, o começa a investigar, mesmo com o próprio Jekyll insistindo para que esquecesse o assunto.

Esse Mr Hyde, homem misterioso de pouca conversa e quase sem relações sociais, exceto Dr Jekyll; uma vez na madrugada cometeu um crime pisoteando uma garota no meio da rua, o advogado assistiu esse encalce e foi de encontro àquele homem inóspito e violento, o qual sem emoção subornou todos para que tudo fosse esquecido.

Após esse fato Mr Utterson ficou espreitando Mr Hyde e faz de tudo para ter um contato maior com àquele homem misterioso e perigoso, e quando consegue trocar um pequeno diálogo Utterson sai incomodado mas não entende o motivo. Sua impressão de Hyde não foi das melhores mas ele não sabe explicar porque. Hyde é uma pessoa que incomoda e deixa uma má impressão, sua aparência tem algo de abominável e uma deformidade implícita.

Algum tempo depois algo terrível  Mr Hyde mata um Senhor na rua de madrugada, com golpes de bengala, sem motivo algum e desaparece nas ruas de Londres. Uma jovem sentada à janela assiste  tudo e chama à polícia, o qual  imediatamente começa a procurá-lo com a ajuda do Sr. Utterson,  vão à casa de Hyde, mas não o encontra e lá havia muitas coisas, as quais lembravam o Dr Jekyll, tais como, objetos de artes e vinhos .

Foi nesse tempo que o  Dr. Jekyll  se volta mais presente na vida dos amigos após um longo período recluso. Ele promove jantares para os amigos , participa de eventos para caridade e  parece que tudo está bem com ele. E desaparecer  novamente.

 Certo dia, Poole empregado do Dr. Jekyll apareceu preocupado e desesperado  na casa do Sr. Utterson e pediu sua ajuda para encontrar Dr Jekyll, pois ele  acredita que  Mr Hyde fez algo com ele, o qual tinha acesso à casa; Quando chegam no laboratório encontram Mr Hyde morto. 

Na verdade Dr Jekyll havia criado uma poção, um experimento talvez para melhorar a si mesmo e poderia ajudar à sociedade como cientista, testou em si mesmo e surgiu uma personalidade diferente da dele, com carácteristicas físicas muito peculiar, a qual não se parecia em nada com as dele;  na realidade ele dispersou o monstro que havia dentro dele; como na maioria das vezes o bem prevalece sobre o mal, o Dr Jekyll decidiu aniquilar o seu lado das trevas e consequentemente destruiu a si mesmo .


Um pouco do Ator 


"Robert Louis Robert Louis Stevenson (Edimburgo, Escócia, 13 de novembro de 1850 — Vailima, Ilhas Samoa, 3 de dezembro de 1894), nome de batismo:  Robert Lewis Balfour Stevenson, foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiros de viagem britânico, nascido na Escócia e casado foi casado com Fanny Van Grift Osborne. Escreveu clássicos como A Ilha do Tesouro, O Médico e o Monstro e As Aventuras de David Balfour".

Breve análise


A obra foi baseada na estória  de um marceneiro, o qual durante o dia executava seu ofício tranquilamente, sem nada que o acusasse, de noite, roubava as casas dos moradores, isso retrata a possibilidade de um ou mais transtornos Psíquicos, tais como o transtorno bipolar, dissociação ou até mesmo o transtorno de Personalidade, que sutilmente é tratado no enredo.

A personagem Dr Jekyll, um médico de boa índole, excelente profissional, um ícone na sociedade, decide com meios próprios através de sua inteligência aguçada fazer uma poção, relacionada ao álcool, (Indica uma forte relação com o vício da bebida, a qual as pessoas faziam socialmente naquela época e nos dias de hoje), o Dr testa a bebida nele mesmo, e se transforma física e comportamental em praticamente em outra pessoa com aspecto de tez de ordem disforme sem transparecer (O enredo cita a transformação em um homem de baixa estatura, com o rosto de olhar maligno), a personalidade era totalmente sem sentimentos, capaz de fazer coisas inusitadas e inesperadas.

Com o passar do tempo essa "poção", tornou-se para o Dr Jekyll um vício, tal como se vicia o álcool e outras drogas; em algumas biografias de Stevenson há relatos, os quais ele escreveu esse enredo sugestivamente devido ao uso da cocaína, baseado em um sonho que o autor teve.

Nessa obra, além do psíquico ser enfatizado há muita semelhança com os romances policiais de Sir Arthur Conan Doyle,  Enfatizando a personagem de Mr Utterson com semelhanças com  o famoso detetive Sherlock Homes,  que por coincidência era uma personagem escocesa, como também semelhanças com o Retrato de Dorian Gray , sobre a denigração da alma do ser humano, e também sobre a morte de ambas as personagens, as quais se assemelham, por destruir o mal, o qual se encontra em si mesmo.

Outro fato a ressaltar o Porquê ser escolhido a figura para personagem principal "Um Médico", o qual faz uma poção e se transforma em "Monstro" assassino, sem sentimentos; é a idealização do paradoxo : "O Médico com a profissão a qual luta contra a morte e o Monstro, o qual destrói a vida, é um conflito de idéias do bem e o mal que fazem parte da natureza Humana".

No enredo não há personagens femininas com enfase ou protagonista, é estranho, por se tratar de uma novela gótica de âmbito científico, com um " pé" no sobrenatural o qual as características Literárias ressaltam a figura feminina como primordial e necessária "(Musa Inspiradora), e as pessoas gostam de romance nas estórias; mas mesmo assim, fez muito sucesso na época e ainda faz, um livro com apenas 100 páginas com muito a destacar no seu interior, que nos fazem pensar sobre na  obscuridade e  complexibilidade que Nos somos.


Há várias adaptações sobre O médico e o monstro, (Filmes)  a atual é a versão de 2008, (Direção de Paolo Barzman).




Sinopse 

Estória  de um médico que está pesquisando uma rara planta amazônica que tem a propriedade de separar a alma das pessoas, trazendo à tona o lado obscuro de cada um. Ao mesmo tempo, uma série de assassinatos brutais começa a acontecer pela cidade. O médico sabe que não se trata de uma simples coincidência, já que na verdade ele libertou seu lado maligno com os experimentos, que agora passa a dominá-lo cada vez mais forte. É quando começa uma luta interna para tentar trazer o lado bom de volta, mas as coisas se tornam cada vez mais difíceis.

Veja o Filme: 



Uma versão Interessante:


O médico e a irmã do monstro, uma versão de 1971( direção de Roy Ward Baker), Reino Unido 




Sinopse


Na busca pelo elixir da vida eterna, o Dr. Henry Jekyll (Ralph Bates) começa a usar hormônios femininos retirados de cadáveres frescos fornecidos por Burke e Hare. Estes têm o efeito de alterar não só o seu comportamento (para pior), mas também de mudar seu gênero, transformando-o em uma linda porém diabólica mulher, esse clássico dos anos 70, inclue excelentes atores e as  personagens Jekyll e sua irmã são bem parecidos.

Veja: 




Mais sobre o assunto:



Por Lady Hannah

Fontes: livros de Literatura, Sites de Psiquiatria, Sites Literários, Wikipédia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Alma Solitária - Cruz e Sousa

Pitty - Na sua Estante

Send me an Angel -Scorpions - Análise e tradução da Canção